Calama

Roteiro de 3 dias em Calama

Confira um roteiro de 3 dias em Calama. Em três dias na cidade você tem tempo suficiente para conhecê-la. Calama reserva diversas belezas naturais e vestígios históricos da cultura Inca muito interessantes. Além disso você pode fazer um passeio para conhecer outras regiões próximas a Calama, que valem muito a pena a visita. Veja agora um roteiro de 3 dias em Calama.

Roteiro de 3 dias em Calama
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

Dia 1 em Calama

Acorde cedo e vá conhecer o ponto turístico mais importante da cidade, Chuquicamata ou “Chuqui”, como também é conhecida. Ela é a maior mina de cobre a céu aberto do mundo. Chuquicamata esta localizada a 15 quilômetros do centro de Calama e está no meio do deserto. Este passeio é interessante devido a grandiosidade desta mina, que é responsável por produzir grande parte da riqueza do Chile, o cobre.

O seu tamanho surpreende os visitantes: 4,5 quilômetros de comprimento, 3,5 quilômetros de largura e 900 metros de profundidade. A visita guiada para o local é de 3 horas e pode ser feita todos os dias. É interessante conhecer a Chuquicamata pois você pode observar os procedimentos de fundição do cobre e aprender sobre todo o processo.

Mina Chuquicamata em Calama, no Chile
Na volta para a cidade, você pode fazer uma parada para almoçar no restaurante Patagônia, um dos melhores lugares em Calama para comer bons cortes de carne. Ele é um restaurante temático sobre a região da Patagônia, no Chile. Os pratos são bem servidos e você vai ter um ótimo atendimento por lá, sendo esse um grande diferencial do restaurante.

Em seguida, é interessante ir até a parte sul da cidade, no Parque El Loa. Ele é um parque muito bonito e possui uma arquitetura típica da cidade. Lá você poderá fazer fazer a famosa “siesta” e visitar o Museu Arqueológico e Etnológico, que exibe instrumentos, artesanatos e esculturas de diversas culturas diferentes que habitaram a região no passado. Lá é um ótimo lugar para comprar uma lembrancinha de Calama já que muitas dessas peças são vendidas no local.

Museu Arqueológico e Etnológico de Loa em Calama

Dia 2 em Calama

Em seu segundo dia na cidade vale a pena conhecer a Igreja Catedral San Juan Bautista em Calama, localizada na Praza 23 de Marzo. Um detalhe que chama muito a atenção é o seu teto feito de cobre, que foi doado por Codelco, a empresa responsável pela exploração da mina Chuquicamata.

Esta igreja é muito tradicional entre os habitantes de Calama, ela é um símbolo sobre a importância do mineral para a cidade. Uma curiosidade é que todos os dias a Igreja é visitada pelas mulheres dos trabalhadores das minas que vão até lá pedir proteção para os seus maridos.

Igreja Catedral San Juan Bautista em Calama
Perto da igreja, no coração da cidade está a Rua Ramirez, uma famosa rua de pedestres. Nela você vai encontrar muitos restaurantes, bares, lojas e mercados. É ótima para passeios e para conhecer a vibrante atividade comercial da cidade. Existe uma estátua de um mineiro no meio desta rua, ela é um importante monumento que faz uma homenagem os trabalhadores da mina Chuquicamata.

Recomendamos que neste dia você jante no Restaurante Alicanto, o qual está revolucionando a gastronomia em Calama com a sua chef de cozinha Viviana Meneses. Ela nasceu na Bolívia, mas vive no Chile há mais de 25 anos, misturando em seus pratos as cozinhas de ambos países. Destacam-se no menu os cortes de carne, variedades de pimenta, amendoim e batata.

Monumento na Rua Ramirez em Calama

Dia 3 em Calama

Em seu último dia de viagem é interessante fazer um bate volta até o pequeno vilarejo San Francisco de Chiu Chiu, localizado a 30 km Calama. Lá se encontra a mais antiga igreja do Chile: a Iglesia de San Francisco, construída em 1540. Além disso, o vilarejo é conhecido pelos seus ótimos restaurantes devido à qualidade dos alimentos, que são recolhidos nesta mesma região, que é muito fértil por ser cortada por um rio.

Igreja San Franciso de Chiu Chiu

Dica dos ingressos para passeios e excursões no Atacama

Uma dica importante que sempre damos é sobre os ingressos para os passeios e excursões no Atacama. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, principalmente para esses lugares, onde o número de pessoas nos passeios é mais reduzido, os horários bem específicos (muitas vezes partindo de madrugada) e com poucos acessos a agências de turismo locais ou que você possa ir antes para garantir os ingressos. Além de não perder tempo da sua viagem correndo o risco de terem esgotado.

Lagunas Altiplanicas no Atacama

Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos com esta agência de brasileiros:  Ingressos para o Atacama, que é especializada em passeios de todo o Chile. Achamos ótimo e são de confiança! Eles já têm todas as opções de passeios para fazer na região e explicam tudo sobre cada passeio: ponto de encontro da excursão, o que você deve fazer para se acostumar à altitude de alguns dos passeios e muitas dicas importantes.

Os principais passeios que eles vendem e que são imperdíveis são: Valle de la Luna, Lagunas Cejar, Termas de Puritamas, Géisers el Tatio, Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas, e muitos outros.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.

Pessoa usando o celular

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Roteiro de 3 dias em Calama quando estiver lá.

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *