Calama é uma cidade pequena e onde é fácil se locomover. Mas, como ela também é porta de entrada para San Pedro do Atacama, é importante se atentar aos detalhes das formas de locomoção caso o seu destino final seja o deserto. Conheça as formas de como se locomover em Calama:

Continua após a publicidade..

Como se locomover em Calama
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

1. Andando a pé pelo centro de Calama

Como Calama não é uma cidade grande, todo o centro pode ser percorrido facilmente a pé. Se você estiver hospedado no centro da cidade, você poderá conhecer diversos lugares e visitar lojas e restaurantes apenas caminhando. E, além de fazer exercício, você acaba economizando muito com o transporte.

Continua após a publicidade..

Centro de Calama, Chile

2. Andando de táxi dentro de Calama

Os táxis são muito utilizados dentro de Calama. Normalmente, antes da corrida, é estabelecido um preço fixo até o seu destino. Se o taxista não te informar, recomendamos que você já combine com ele para não sair um preço injusto no final. Um táxi do Aeroporto El Loa até o centro da cidade (7 quilômetros de distância) custa, em média, $5.700 pesos chilenos. Os táxis em Calama são diferentes de algumas cidades do mundo, pois são pretos e possuem a placa amarela.

Como andar de táxi em Calama, Chile

3. Andando de carro em Calama

Diferente de outras cidades do Chile, como Santiago, fazer o aluguel de carro em Calama só vale a pena se você for ficar exclusivamente dentro do centro de Calama. Mas como essa quase nunca é a realidade dos turistas – a maioria passa por Calama para ir ao deserto de San Pedro do Atacama – , aluguel de carro acaba não compensando.

Aluguel de carro em Calama, Chile

É complicado se locomover pela região sem conhecer os caminhos, que são muitas vezes tortuosos, e o sinal de celular e GPS nem sempre funciona bem. Fazer os passeios de carro pelo Atacama e suas formações rochosas pode ser MUITO problemático, e as chances de se perder ou ter um problema e não ter como pedir ajuda são grandes. Até nas ruas do centro de San Pedro, não dá para entrar de carro. Então, você ficará com ele parado, mesmo pagando as diárias do aluguel.

4. Andando de transfer na chegada a Calama e para o Atacama

Como dissemos, se você está em Calama só de passagem e irá direto para San Pedro do Atacama, o melhor é não alugar um carro e, sim, utilizar o serviço de transfer. É um serviço profissional, confiável, com veículos adequados para o local e com motoristas acostumados com a região. Seja para ir de Calama a San Pedro, ou para fazer os passeios no Atacama, recomendamos o transfer.

Serviço de transfer no Aeroporto

A agência que nós usamos para fazer os passeios pelo Atacama indica duas empresas confiáveis para fazer o trajeto do aeroporto ao centro, e você pode entrar em contato e agendar o seu transfer na hora, diretamente no aeroporto: ao desembarcar, você verá vários guichês de aluguel de carro e de transfer, e a dica é ver qual empresa oferece a viagem de transfer mais cedo, para que não fique esperando muito no aeroporto pela van. As empresas indicadas são a Delfus e a Transvip.

  • É caro? O transfer do Aeroporto de Calama até San Pedro do Atacama NÃO é caro, e se você quiser comprar a ida e volta já na chegada do aeroporto, sai ainda mais em conta – cerca de 25 mil pesos. É importante sempre considerar um dia de ida e um dia de volta, já que todo esse processo de viagem de transfer + avião para Santiago + voo de Santiago para o Brasil é demorado e exige chegada com anecedência.

Dica dos ingressos para passeios e excursões no Atacama

Uma dica importante que sempre damos é sobre os ingressos para os passeios e excursões no Atacama. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, principalmente para esses lugares, onde o número de pessoas nos passeios é mais reduzido, os horários bem específicos (muitas vezes partindo de madrugada) e com poucos acessos a agências de turismo locais ou que você possa ir antes para garantir os ingressos. Além de não perder tempo da sua viagem correndo o risco de terem esgotado.

Lagunas Altiplanicas no Atacama

Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos com esta agência de brasileiros:  Ingressos para o Atacama, que é especializada em passeios de todo o Chile. Achamos ótimo e são de confiança! Eles já têm todas as opções de passeios para fazer na região e explicam tudo sobre cada passeio: ponto de encontro da excursão, o que você deve fazer para se acostumar à altitude de alguns dos passeios e muitas dicas importantes.

Os principais passeios que eles vendem e que são imperdíveis são: Valle de la Luna, Lagunas Cejar, Termas de Puritamas, Géisers el Tatio, Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas, e muitos outros.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.

Pessoa usando o celular

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como se locomover em Calama quando estiver lá.

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.