Meses de alta e baixa temporada em Iquique

Descubra quais são os meses de alta e baixa temporada em Iquique, no Chile. Com as informações que trouxemos nesta matéria – especialmente sobre o clima, a temperatura e as características financeiras de cada época na cidade, você conseguirá montar um planejamento perfeito para a sua viagem.

Continua após a publicidade..

Plaza Prat em Iquique

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

Continua após a publicidade..

Meses de alta temporada em Iquique: de dezembro a fevereiro

A alta temporada em Iquique acontece nos meses que correspondem à estação do verão, ou seja, em dezembro, janeiro e fevereiro. Nesse período, você encontrará uma cidade excelente para o turismo, já que as temperaturas estarão mais elevadas e com pouca ocorrência de chuvas.

Praia cheia em Iquique

Porém, como os meses de alta temporada em Iquique abrangem as festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, é comum que os preços estejam elevados. Sendo assim, viaje sabendo que as passagens aéreas, as hospedagens e a alimentação por lá estarão com os valores acima do normal.

  • O que fazer no verão em Iquique

1. Vá até o Caleta Riquelme 

O Caleta Riquelme é um incrível local para você conhecer no verão em Iquique. Ele é um mercadão de peixe super popular e, por também dispor de lanchonetes e restaurantes, acabou se tornando um famoso ponto de encontro, sobretudo para os amantes dos frutos do mar.

Peixes à venda no Caleta Riquelme em Iquique

Mas não para por aí. O mercadão Caleta Riquelme também é muito conhecido em Iquique por vender deliciosos ceviches, ditos como os melhores da cidade. Sendo assim, por lá, você vai poder provar esse delicioso prato típico da culinária sul-americana, que é feito com peixe cru ou camarão marinado em suco de limão.

2. Visitar a Playa Cavancha

Visitar a Playa Cavancha não poderia ficar de fora destas indicações sobre o que fazer em Iquique no verão. Por ser totalmente liberada para o banho, ela é muito frequentada, principalmente pelas pessoas que querem praticar atividades recreativas na água. Além disso, andando pela orla, você vai encontrar excelentes bares, restaurantes e cafeterias.

Playa Cavancha em Iquique

Meses de baixa temporada em Iquique: de março a agosto

Após o verão, os meses do outono (março a maio) marcam o início da baixa temporada em Iquique. Esse é um período muito bom para você economizar bastante na sua viagem, já que os valores das passagens aéreas e das hospedagens apresentam uma queda significativa.

Rua Paseo Baquedano em Iquique

Porém, é durante o inverno, de junho a agosto, que as temperaturas esfriam bastante e a baixa temporada realmente se instala em Iquique. Para você ter uma ideia, os termômetros da cidade tendem a variar entre 12 ºC e 15 ºC. E, à noite, eles podem marcar 10 ºC, ou menos.

  • O que fazer no outono e no inverno em Iquique

1. Conhecer o navio Corbeta Esmeralda

Uma ótima dica do que fazer no outono, ou no inverno, é ir até o Corbeta Esmeralda. Ele é uma réplica de um navio chileno, de mesmo nome, que foi afundado na Batalha Naval de Iquique, enquanto estava em confronto com o Peru. Para visitá-lo, você precisa ir até a Avenida Arturo Prat Chacón, onde ele está atracado.

Navio Corbeta Esmeralda em Iquique

O tour guiado pelo Corbeta Esmeralda dura em torno de 45 minutos e o guia conta toda a história da batalha, que foi importantíssima para a cidade. Os ambientes e os objetos dão a impressão real de como era o navio. Vale a pena conhecer, observá-lo por fora e, claro, explorá-lo por dentro.

2. Ir até a cidade de Humberstone perto de Iquique

Humberstone é um vilarejo muito enigmático no deserto de Atacama, perto de Iquique, a cerca de 45 minutos de carro. O local é considerado por muitos como uma cidade fantasma, além de ser um Patrimônio reconhecido pela UNESCO.

Equipamento usado na exploração de sal em Humberstone

A cidade de Humberstone surgiu por volta de 1880 e seu desenvolvimento se deu por conta de uma refinaria de exploração de sal. Porém, a história conta que a Alemanha passou a fortalecer sua produção sintética de sal, acabando com a hegemonia do mercado sul-americano e fazendo com que a cidade parasse a fabricação.

Outros meses em Iquique

De setembro a novembro, durante a estação da primavera, ocorre a média temporada em Iquique. Como o próprio nome sugere, esses são meses de meio-termo por lá, tanto nos valores das passagens aéreas e da hospedagem, quanto no clima, que é bastante agradável e costuma variar entre 20 ºC e 25 ºC.

Orla de Iquique

  • O que fazer na primavera em Iquique

1. Aventurar-se no Cerro Dragon 

Iquique é um local encantador e que chama a atenção por várias coisas, mas não dá para não notar as enormes dunas no meio da cidade, que contornam toda a paisagem. Pois bem, elas se chamam Cerro Dragon e o mais interessante é que você pode subir nelas.

Vista do alto do Cerro Dragon em Iquique no Chile

Lá em cima, além de ter uma visão panorâmica e única de Iquique, você também pode se aventurar no sandboard (um esporte que consiste em descer dunas de areia com a utilização de uma prancha). É muito divertido e a vista impressiona qualquer um.

2. Passear pela Plaza Arturo Prat

A Plaza Arturo Prat, que também é conhecida como Plaza de Armas da Cidade de Iquique, é uma enorme praça pública em Iquique. Ela está situada no centro da cidade, e é cercada por lojas, restaurantes e edifícios históricos.

Plaza Arturo Prat em Iquique vista de cima

O nome da praça foi dado em homenagem à Arturo Prat, um militar, marinheiro e advogado chileno que é considerado o maior herói naval do país. Ela é um ótimo local para quem busca relaxar e curtir o dia ao ar livre, sendo que ela também sedia diversos eventos culturais, feiras de artesanato e apresentações artísticas ao longo do ano.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.

Pessoa usando o celular

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Iquique quando estiver lá.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Chile

Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Iquique, uma dica legal para quem vai para o Chile é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.

Viagem de carro pelo Chile

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile além de Santiago, como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Chile com dicas de como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços.

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica muito importante é que no Chile não se vende tanto os ingressos para os pontos turísticos por separado. Como há muitos lugares lindos para visitar, o mais comum é contratar agências especializadas que vendem os pontos turísticos por combos.

Esses combos são bem legais, porque como algumas atrações são longe e de difícil acesso (e até um pouco perigosos os caminhos), você acaba tendo a deslocação e a visita em um só pack.

Nós acabamos comprando todos os ingressos nesse site aqui de ingressos para o Chile, e achamos ótimo. É uma agência especializada brasileira que é sensacional, eles dão todo o suporte necessário e vendem todos os passeios do Chile.

Passeio para conhecer Cajón del Maipo

Os passeios mais legais e mais vendidos são: passeio ao Cajón del Maipo, Vale Nevado, Farellones, passeio por Viña del Mar e Valparaíso… além de contar com um city tour muito legal, que passa por todos os pontos turísticos de Santiago (com ingressos incluídos) e tem até passeio para a Vinícola Concha y Toro.

São lugares que não podem ficar fora do seu roteiro pelo Chile! Através desse link, você tem 10% de desconto nos seus ingressos, então aproveite e reserve já os seus passeios por esse país fantástico.

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é essencial e ninguém deve viajar sem um. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.