Confira um roteiro de 2 dias em Calama. Dois dias na cidade é o suficiente para conhecê-la e então partir para outras regiões como San Pedro do Atacama. Calama reserva diversas belezas naturais e vestígios históricos da cultura Inca que valem a pena visitar. Veja agora um roteiro de 2 dias em Calama.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.
Dia 1 em Calama
Acorde cedo e vá conhecer o ponto turístico mais importante da cidade, Chuquicamata ou “Chuqui”, como também é conhecida. Ela é a maior mina de cobre a céu aberto do mundo. Ela esta localizada a 15 quilômetros do centro de Calama e está no meio do deserto. Este passeio é interessante devido a grandiosidade desta mina, que é responsável por produzir grande parte da riqueza do Chile, o cobre.
O seu tamanho surpreende os visitantes: 4,5 quilômetros de comprimento, 3,5 quilômetros de largura e 900 metros de profundidade. A visita guiada para o local é de 3 horas e pode ser feita todos os dias. É interessante conhecer a Chuquicamata pois você pode observar os procedimentos de fundição do cobre e aprender sobre todo o processo.
Na volta para a cidade, você pode fazer uma parada para almoçar no restaurante Patagônia, um dos melhores lugares em Calama para comer bons cortes de carne. Ele é um restaurante temático sobre a região da Patagônia, no Chile. Os pratos são bem servidos e você vai ter um ótimo atendimento por lá, sendo esse um grande diferencial do restaurante. Em seguida, é interessante ir até a parte sul da cidade, no Parque El Loa.
Ele é um parque muito bonito e possui uma arquitetura típica da cidade. Lá você poderá fazer fazer a famosa “siesta” e visitar o Museu Arqueológico e Etnológico, que exibe instrumentos, artesanatos e esculturas de diversas culturas diferentes que habitaram a região no passado. Lá é um ótimo lugar para comprar uma lembrancinha de Calama já que muitas dessas peças são vendidas no local.
Dia 2 em Calama
Em seu segundo dia na cidade vale a pena conhecer a Igreja Catedral San Juan Bautista em Calama, localizada na Praza 23 de Marzo. Um detalhe que chama muito a atenção é o seu teto feito de cobre, que foi doado por Codelco, a empresa responsável pela exploração da mina Chuquicamata.
Esta igreja é muito tradicional entre os habitantes de Calama, ela é um símbolo sobre a importância do mineral para a cidade. Uma curiosidade é que todos os dias a Igreja é visitada pelas mulheres dos trabalhadores das minas que vão até lá pedir proteção para os seus maridos.
Perto da igreja, no coração da cidade está a Rua Ramirez, uma famosa rua de pedestres. Nela você vai encontrar muitos restaurantes, bares, lojas e mercados. É ótima para passeios e para conhecer a vibrante atividade comercial da cidade. Existe uma estátua de um mineiro no meio desta rua, ela é um importante monumento que faz uma homenagem os trabalhadores da mina Chuquicamata.
Em seu último dia na cidade você pode jantar no Restaurante Alicanto, o qual está revolucionando a gastronomia em Calama com a sua chef de cozinha Viviana Meneses. Ela nasceu na Bolívia, mas vive no Chile há mais de 25 anos, misturando em seus pratos as cozinhas de ambos países. Destacam-se no menu os cortes de carne, variedades de pimenta, amendoim e batata.
Dica dos ingressos para passeios e excursões no Atacama
Uma dica importante que sempre damos é sobre os ingressos para os passeios e excursões no Atacama. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, principalmente para esses lugares, onde o número de pessoas nos passeios é mais reduzido, os horários bem específicos (muitas vezes partindo de madrugada) e com poucos acessos a agências de turismo locais ou que você possa ir antes para garantir os ingressos. Além de não perder tempo da sua viagem correndo o risco de terem esgotado.
Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos com esta agência de brasileiros: Ingressos para o Atacama, que é especializada em passeios de todo o Chile. Achamos ótimo e são de confiança! Eles já têm todas as opções de passeios para fazer na região e explicam tudo sobre cada passeio: ponto de encontro da excursão, o que você deve fazer para se acostumar à altitude de alguns dos passeios e muitas dicas importantes.
Os principais passeios que eles vendem e que são imperdíveis são: Valle de la Luna, Lagunas Cejar, Termas de Puritamas, Géisers el Tatio, Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas, e muitos outros.
Muito mais dicas do Chile no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Use seu celular à vontade no Chile
Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Roteiro de 2 dias em Calama quando estiver lá.
Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Veja outras matérias legais do Chile:
O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.