Roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama

Roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama

Conheça algumas opções de roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama. Vamos apresentar dicas para um planejamento de 6 e 8 dias neste destino. Se você estiver se programando para fazer uma viagem como essa nessa cidade chilena, temos certeza que este texto irá ajudar bastante na hora de preparar o seu roteiro. Aproveite!

Continua após a publicidade..

Roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

Continua após a publicidade..

O que é um mochilão?

Um mochilão é um estilo de viagem em que você tem como objetivo explorar tudo o que for possível de um ou mais destinos, seja durante dias, meses ou anos. O diferencial desta viagem para as tradicionais é que a pessoa que a realiza costuma ter como bagagem apenas uma mochila, contendo o suficiente para viver uma experiência única e inesquecível.

De modo geral, o mochileiro busca por aventura e adrenalina, um maior contato com a cultura e tradição dos lugares que for conhecer, a vivência com os nativos e, claro, muita história pra contar.

Menina fazendo mochilão pelo Chile

Roteiro de 6 e 8 dias em San Pedro de Atacama

Dia 1 em San Pedro de Atacama

Comece o seu mochilão por San Pedro de Atacama, fazendo uma visita rápida ao Valle de La Muerte, que está a pouco mais de 2 km de distância do centro da cidade. O percurso de carro até lá demora no máximo 10 minutos, mas você também pode optar por fazer o trajeto de bicicleta, que é o que muitas pessoas fazem.

Valle de La Muerte - San Pedro de Atacama

No Valle de La Muerte há vistas incríveis proporcionadas pelas formações rochosas e pelas dunas. Um dos atrativos do local é o sandboard, que é basicamente o snowboard, mas na areia. De lá, siga para o Valle de la Luna, que está a 10 km dali.

Nele existem várias trilhas legais, paisagens muito bonitas, cavernas e formações geológicas diferentes para conhecer. Não perca a oportunidade de ver o pôr do sol no local, pois ele é maravilhoso e um dos destaques do passeio.

Valle de la Luna em San Pedro de Atacama

Dia 2 em San Pedro de Atacama

Para o seu 2º dia de mochilão, vá até Gêiseres del Tatio, que está a 90 km ao norte de San Pedro de Atacama. Para poder ver uma grande quantidade de vapor saindo das crateras do chão, é preciso acordar bem cedo, afinal os passeios para lá saem às 5 horas da manhã.

Gêiseres del Tatio em San Pedro de Atacama

Na volta, aproveite para parar nas Termas de Puritama. Ali existem oito piscinas naturais com águas até 33 graus Celsius. Esse é um ótimo lugar para relaxar por algumas horas depois de um passeio cansativo e, se você estiver viajando com crianças, elas vão adorar brincar no local.

Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

Ainda no caminho de volta existe um sítio arqueológico interessante onde você pode parar. No Pukará de Quitor há algumas ruínas de uma fortificação de pedra que tem mais de 1000 anos. Suba por uma das trilhas até o topo das ruínas, de onde se tem uma linda vista da região.

Dia 3 em San Pedro de Atacama

No próximo dia, siga com seu mochilão para o Salar de Tara, que está a 140 km da cidade e a uma altitude de 4400 metros. O local, que fica dentro da reserva Parque Nacional Los Flamengos, é gigante e abriga algumas das paisagens mais bonitas do Deserto do Atacama.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama

Ali você vai ver montanhas, lagoas, dunas, uma combinação de cores exuberante, incríveis formações rochosas, animais típicos da região e muito mais. Saiba que esse é um passeio longo, pois ele começa bem cedinho pela manhã e só vai terminar mais para o final da tarde.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama

Dia 4 em San Pedro de Atacama

Inicie seu quarto dia de mochilão indo até o sítio arqueológico da Aldea Tulor, que fica a 20 minutos de carro ao sul da cidade. No local você vai encontrar objetos e estruturas da civilização que ocupava a área entre os séculos 9 a 13 depois de Cristo.

Mochilão por San Pedro de Atacama

De lá, volte para San Pedro de Atacama e visite o Museu do Meteorito, que conta a história do sistema solar a partir de mais de 3200 meteoritos. A exposição é bem interativa (você pode tocar nas pedras) e muito interessante, não a toa esse é um dos melhores museus em San Pedro de Atacama.

Museu do Meteorito - San Pedro de Atacama

Dia 5 em San Pedro de Atacama

Para o seu quinto dia de roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama, não deixe de analisar o atrativo Laguna Cejar, que está a somente 25 km de distância de San Pedro de Atacama. Essa lagoa é extremamente salgada, por isso todo mundo consegue boiar ali. Esse é um ótimo local para relaxar e aproveitar a linda paisagem do deserto.

Laguna Cejar em San Pedro de Atacama

Se quiser fazer algumas compras em San Pedro de Atacama, visite a Vila dos Artesãos, que está no centro e reúne artesanatos típicos da região, por isso lá você pode aproveitar para comprar souvenirs da viagem.

Dia 6 em San Pedro de Atacama

Aproveite para subir no Vulcão Lascar. Ele ainda está ativo é o segundo vulcão mais importante da região (só ficando atrás do Licancabur, mas, para chegar ao topo desse, é necessário 2 dias e muito preparo físico). Localizado a mais ou menos duas horas ao sul da cidade, o Lascar tem 5600 metros de altitude (por isso é importante lembrar de ir com roupas de frio).

Vulcão Lascar em San Pedro de Atacama

É verdade que a subida até o cume não é fácil, pois ela é bastante inclinada, o terreno é cheio de pedras soltas e o ar fica cada vez mais rarefeito. Mas, uma vez no topo do Vulcão Lascar, todo o esforço vai ter valido a pena, pois a vista da região e da cratera são espetaculares.

A subida até o cume leva algumas horas, mas a descida já é bem mais rápida e tranquila. No caminho de volta, faça uma parada rápida na Laguna Lejia, que também é bem bonita. Ao todo, esse passeio leva de 9 a 10 horas, sendo que a saída de San Pedro acontece com o sol ainda nascendo.

Laguna Lejia em San Pedro de Atacama

Também é importante ressaltar que, pelo fato desse passeio ser mais perigoso, é essencial procurar uma agência ou um guia bem experiente. Depois de um longo dia como esse, o melhor é jantar no Restaurante Baltinache, que tem uma culinária local excelente e é bem pequeno, por isso sua atmosfera é super intimista.

Dia 4 em San Pedro de Atacama

Dia 7 em San Pedro de Atacama

Separe o seu penúltimo dia de roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama para apreciar cada cantinho do centro da cidade. Ele é lindo e super charmoso, então vale a pena tirar este tempo para explorá-lo.

Centro Histórico em San Pedro de Atacama

Caminhando pelas ruas de terra batida da cidade você vai encontrar alguns lugares legais para conhecer, como uma linda igrejinha antiga, a vila dos artesãos, que reúne artesanatos típicos da região e por isso é um dos melhores lugares para fazer compras em San Pedro, e muito mais.

Além disso, você pode aproveitar para parar nas lojinhas e nos deliciosos restaurantes que existem por ali. Todos esses pontos estão entre as ruas Caracoles e Gustavo Le Paige.

Dia 8 em San Pedro de Atacama

Por fim, se o seu roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama for de 8 dias, não deixe de separar o último dia para curtir o tour astronômico. Como o próprio nome já sugere, este passeio é um observatório astronômico, o qual você tem a oportunidade de avistar uma série de estrelas belíssimas.

Tour astronômico em San Pedro de Atacama no Chile

Além de ter uma vista fantástica e se sentir bem pequeno no universo, este tour é cheio de conhecimento e uma oportunidade de se aprofundar na astronomia. O guia mostrará algumas estrelas, constelações e outros pontos no universo enquanto explica sobre eles. Também é disponibilizado um guia que informa mais detalhes sobre a localização de cada estrela, com base no dia e horário.

Tour astronômico em San Pedro de Atacama

Como encontrar hotéis bons e baratos para o seu roteiro de mochilão em San Pedro de Atacama?

Uma ótima dica para achar bons hotéis, com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem, é usar esse incrível Pesquisador de hotéis do Chile. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. Sem falar que ele tem todos os hotéis do Chile e do mundo nas suas pesquisas, com preços imbatíveis pela forte negociação que fazem. E lá você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.

Santiago do Chile com pôr do sol

Dica do cancelamento grátis: Uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante. Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.

Dica de como se locomover em um roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama

Um mochilão, por si só é uma viagem em que você anda bastante. É aquele roteiro em que você coloca o necessário na mochila e sai explorando cada cantinho, em uma grande aventura. Sendo assim, já vá preparado para se locomover pelos locais fazendo várias e várias caminhadas por dia.

Turismo em San Pedro de Atacama

Mas, é claro que você também irá se deslocar entre as cidades utilizando outros meios de transporte. No caso das pessoas que quiserem poupar um dinheirinho, existem os ônibus. Para os que gostarem de um conforto a mais, há os carros para alugar. E, no caso dos mochileiros que estiverem com o orçamento bem folgado, existem os táxis e Uber. Leia o texto Como andar em San Pedro de Atacama.

Dica de onde comer em um roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama

Vale lembrar que para este roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama, é legal colocar alguns restaurantes, bares e baladas na programação. Para que você possa escolher alguns deles, de acordo com o seu perfil de turista e orçamento, seguem algumas recomendações de leituras:

Restaurante em San Pedro de Atacama

Dica de documentos para fazer um roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama

Você pode estar se perguntando sobre quais são os documentos necessários para providenciar antes de fazer um roteiro de mochilão por San Pedro de Atacama. Portanto, vamos a eles:

Obrigatório:

  • Passaporte ou documento de identidade (RG) emitido nos últimos 10 anos;
  • Carteira de habilitação (caso tenha intenção de alugar um carro).

Documento para viajar

Recomendamos:

  • Seguro Viagem.

Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Seguro Viagem Internacional

Como achar passagens aéreas MUITO baratas?

Seguindo algumas dicas importantes, você vai conseguir achar passagens aéreas bem mais baratas para qualquer destino. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas de cada país.

Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e opções de passagens.

Avião decolando

A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Outra dica legal é conferir o preço da passagem para outro país próximo. Você pode encontrar voos muito mais baratos e aí, de lá, é só comprar um voo externo que é muito mais barato ou até ir de carro para o seu local de destino.

Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile.

É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama quando estiver lá.

Pessoa usando o celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Chile

Agora que você já viu tudo sobre roteiros de mochilão por San Pedro de Atacama, uma dica legal para quem vai para o Chile é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile além de Santiago, como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes.

Viagem de carro pelo Chile

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica muito importante é que no Chile não se vende tanto os ingressos para os pontos turísticos por separado. Como há muitos lugares lindos para visitar, o mais comum é contratar agências especializadas que vendem os pontos turísticos por combos. Esses combos são bem legais, porque como algumas atrações são longe e de difícil acesso (e até um pouco perigosos os caminhos), você acaba tendo a deslocação e a visita em um só pack.

Nós acabamos comprando todos os ingressos nesse site aqui de ingressos para o Chile, e achamos ótimo. É uma agência especializada brasileira que é sensacional, eles dão todo o suporte necessário e vendem todos os passeios do Chile.

Passeio para conhecer Cajón del Maipo

Os passeios mais legais e mais vendidos são: passeio ao Cajón del Maipo, Vale Nevado, Farellones, passeio por Viña del Mar e Valparaíso… além de contar com um city tour muito legal, que passa por todos os pontos turísticos de Santiago (com ingressos incluídos) e tem até passeio para a Vinícola Concha y Toro. São lugares que não podem ficar fora do seu roteiro pelo Chile! Através desse link, você tem 10% de desconto nos seus ingressos, então aproveite e reserve já os seus passeios por esse país fantástico.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.