San Pedro de Atacama

Todas as dicas de viagem de San Pedro de Atacama

Veja todas as dicas de viagem de San Pedro de Atacama, a capital arqueológica do Chile. São informações muito úteis sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar uma ótima viagem.

Cidade de San Pedro de Atacama

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

1. Dicas de quando viajar para San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é um destino chileno muito procurado por turistas de todo o mundo, que querem curtir bons momentos no país. Mas, é importante você planejar a sua viagem sabendo que a cidade fica no meio do Deserto do Atacama. Ou seja, o clima é bem constante e predominantemente seco – com dias quentes e noites frias – independente da estação do ano.

Noite estrelada em San Pedro de Atacama

Sendo assim, com essa constância no clima e temperatura, o que define a alta e a baixa temporada por lá é o calendário das festividades anuais. Isso porque os turistas costumam viajar em períodos de férias em seus países. Veja abaixo como funciona a movimentação da cidade durante alguns meses e defina qual é a melhor época para você visitá-la.

Quando é alta temporada em San Pedro de Atacama?

A alta temporada em San Pedro de Atacama vai de dezembro a março (verão), e de junho a agosto (inverno). Durante esses meses, as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros na cidade, já que abrangem as festas de fim de ano e as férias escolares em diversos países.

Turistas em San Pedro de Atacama

Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto em San Pedro de Atacama, tente viajar em meses de menor movimentação, como mostraremos abaixo.

Eventos e feriados que acontecem nesses meses:

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano Novo
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 16/07: Nossa Senhora do Carmo
  • 15/08: Assunção da Virgem
  • 17/08: Assunção de Maria

Decoração de Natal em loja em San Pedro de Atacama

Quando é a baixa temporada em San Pedro de Atacama?

San Pedro do Atacama não tem, exatamente, uma baixa temporada – já que é um destino que recebe muitos turistas durante todo o ano. Porém, se você quer encontrar a cidade mais sossegada e com os preços melhores, os meses ideais são: abril e maio (outono), e de setembro a novembro (primavera).

Baixa temporada em San Pedro de Atacama

Eventos e feriados que acontecem nesses meses:

  • 10 e 11/04: sexta-feira e sábado santos (Paixão de Cristo)
  • 12/04: Páscoa
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 21/05: Dia da glória naval
  • 18/09: Dia da Independência Nacional
  • 19/09: Dia do Exército
  • 12/10: Dia do Colombo
  • 31/10: Dia da Reforma Protestante
  • 01/11: Dia de Todos os Santos

Deserto do Atacama em novembro

Quando é a temporada de chuva em San Pedro de Atacama?

A cidade de San Pedro de Atacama faz parte do deserto mais árido de todo o mundo: o Deserto do Atacama. Sendo assim, por ser uma região desprovida de umidade (MUITO seca), alguns turistas acham que não ocorre chuva por lá – o que não é verdade.

Tempo fechado no Deserto do Atacama

O famoso Inverno Altiplânico (termo usado para falar da única época do ano que chove no Deserto do Atacama) é responsável por deixar o clima bem confuso na região, durante os meses de dezembro a março, no verão. Por esse motivo, ao mesmo tempo em que as temperaturas são mais elevadas, passando dos 30 ºC, pode chover e nevar bastante.

Alagamento causado pelas chuvas no Deserto do Atacama

E, como a região de Atacama não tem infraestrutura para lidar com as chuvas torrenciais, alguns passeios podem ser cancelados. Então, mesmo sendo um período de alta temporada por lá, você precisa viajar entendendo que, caso ocorra chuva, é comum acontecer alagamentos, falta de energia e fechamento das estradas.

2. Dicas para a hospedagem em San Pedro de Atacama

Outra dica para uma viagem a San Pedro de Atacama é saber como escolher a sua hospedagem. E, para isso, há 2 itens essenciais a a serem pensados: o local e o tipo de estadia.

  • Como escolher onde ficar em San Pedro de Atacama:

A melhor região onde ficar em San Pedro de Atacama é o bairro Centro. Mesmo não sendo uma área grande, em extensão territorial, é lá que está a maior parte dos restaurantes, bares, lojas, mercados e agências de turismo.

Existem outras áreas mais afastadas, e até a cidade vizinha, Calama, que também são boas. Mas, o ideal mesmo em uma viagem é ficar em regiões centrais, garantindo a segurança e um fácil acesso aos pontos mais interessantes de lá.

Centro de San Pedro de Atacama

Além disso, o Centro abriga uma boa parte das hospedagens da cidade, com opções que vão desde os hostels aos hotéis de luxo. Mas, normalmente, os preços lá são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente por ser um bairro muito bom. Se quiser ver quais os hotéis de lá, clique aqui. Abrirá um mapa que montamos mostrando todos eles.

Mapa dos melhores hotéis em San Pedro de Atacama

Inclusive, nós já colocamos como filtro para só mostrar os hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Então, você abre o link e é só colocar a data da viagem, para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

  • Escolher o tipo de hospedagem em San Pedro de Atacama:

A 2ª dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em San Pedro de Atacama: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, no estilo airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque, assim, você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem.

Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em San Pedro de Atacama. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Quarto de hotel em San Pedro de Atacama

Dica do cancelamento grátis: Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis.

Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para San Pedro de Atacama

Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para a imigração em San Pedro de Atacama, nem para a entrada em qualquer outra cidade do Chile. Mas, ele é um documento muito recomendado. Então, se você quer se precaver de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer no exterior, decidimos mostrar como você pode fazer o seu seguro pelo menor preço.

Seguro viagem

Nós sempre usamos esse comparador de seguro viagem que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens, nas principais empresas do Chile. E, você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu.

  • Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e tem escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.

Mulher em aeroporto

4. Dicas para se locomover em San Pedro de Atacama

  • De carro:

Os carros não são uma opção indicada para você se locomover dentro de San Pedro de Atacama, visto que a cidade é pequena e não comporta esses veículos. Mas, se o seu objetivo é conhecer outros destinos chilenos, partindo dela, optar pelo aluguel de carro vai fazer você economizar muito.

Carros em estrada chilena

A maioria dos brasileiros que vai para San Pedro de Atacama, com o objetivo de rodar pelo Chile, escolhe essa opção, justamente para ter liberdade de se locomover. Assim, com um carro alugado, você conseguirá chegar a todas as cidades vizinhas e até fazer viagens longas, indo para Santiago do Chile ou Valparaíso, por exemplo.

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva on-line o quanto antes, pois, outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela Internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com as promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Não alugue um GPS em San Pedro de Atacama

Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o carro com o GPS, já que ele custa um alto valor diário. Em vez disso, você pode comprar um bom chip de celular, desbloqueado para as ligações internacionais e com a Internet ilimitada. Dessa forma, com o seu próprio celular, você vai conseguir usar os aplicativos de mapa e de localização.

Use o GPS no celular em San Pedro de Atacama

Use os incríveis comparadores de preços

Existem 2 comparadores de preços de aluguel de carros em San Pedro de Atacama (e em todo o Chile) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.

Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em San Pedro de Atacama que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os 2 e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Carros para alugar

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço. Mas, não caia na pegadinha das empresas que, na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue alugar um carro por um valor muito bom.

  • A pé ou de bicicleta:

San Pedro de Atacama é uma cidade pequena e bastante compacta. Sendo assim, se o seu intuito for somente ficar nela, sem conhecer as regiões vizinhas e mais distantes, por que não andar a pé ou de bicicleta?

Pessoas andando a pé e de bicicleta em San Pedro de Atacama

Essas são as formas de locomoção mais comuns por lá, já que dá para chegar – tranquilamente -, a todos os pontos turísticos importantes. Porém, por ser uma cidade desértica de clima seco, você precisa tomar alguns cuidados: não esqueça do protetor solar e do chapéu, e mantenha a sua garrafa d’água sempre cheia.

Passeio a pé em San Pedro de Atacama

E se você está se perguntando como conseguir uma bicicleta em San Pedro de Atacama, saiba que a cidade tem várias lojas que fazem o aluguel das bikes. No Centro, por exemplo, você consegue achar esses veículos em agências de turismo, hospedagens e até em lan-houses. É super fácil.

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice e versa, é de transfer. Ele acaba saindo mais barato do que o táxi e é muito mais seguro, além de que você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um.

E, infelizmente, assim como acontece em toda cidade turística, nós sempre ouvimos relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas. Eles costumam cobrar um valor muito a mais do que o normal, ou, fazem percursos bem maiores – o que é super desagradável, claro.

Serviço de transfer

A agência que nós usamos para fazer os passeios por San Pedro de Atacama e pelo Deserto do Atacama indica 2 empresas confiáveis, que fazem o trajeto do aeroporto ao centro. Você pode entrar em contato com elas e agendar o seu transfer na hora mesmo, sem precisar de reserva com antecedência.

As empresas mais indicadas são a Delfus e a Transvip. Então, logo ao desembarcar do avião, você encontrará os guichês para fazer a reserva do transfer. Ambas são boas, mas a dica é ver qual empresa oferece a viagem mais cedo, para que você não fique esperando muito no aeroporto.

5. Dicas para conhecer bem San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama é uma cidade sem muitos atrativos, e você pode conhecê-la por completo em um único dia. Porém, a maioria dos turistas que vai até ela tem a intenção de conhecer o Deserto do Atacama – que é repleto de locais e atrativos muito interessantes.

Subida em vulcão no Deserto do Atacama

Então, se esse for o seu caso, vale a pena decidir quais os pontos turísticos você mais quer visitar. Outra dica é pensar quantos dias você quer ficar na região do Atacama. Para isso, sugerimos que você confira as matérias sobre os roteiros diários que temos disponíveis neste Blog. Assim, você poderá construir o seu plano da viagem perfeita. Veja alguns:

O que fazer em San Pedro de Atacama e em seus arredores:

1. Visitar o ALMA Observatory

A 1ª dica do que fazer em San Pedro de Atacama é uma visita ao ALMA Observatory. Situado a 50 km ao leste do Centro da cidade, esse observatório surpreendente é o lugar ideal para você descobrir uma série de informações sobre o trabalho científico da astronomia.

ALMA Observatory em San Pedro de Atacama

Ao longo de um tour guiado por lá, você vai entender mais sobre os processos e equipamentos, que, em conjunto, estudam o nascimento das galáxias, das estrelas e dos planetas. Além disso, você vai poder entrar na sala de controle geral, ver os laboratórios, os transportadores e as antenas em manutenção. Então, se você curte o assunto, esse passeio é imperdível.

2. Conhecer o Geyser del Tatio

Localizado a 60 km do Centro de San Pedro de Atacama, o Geyser del Tatio é um dos melhores atrativos da região, sendo um passeio considerado como imperdível. Ao chegar nele, você irá se deparar com um extenso campo geotérmico e uma vista fantástica, a 4.320 metros de altitude, repleta de fissuras por onde saem os vapores de água – chamados de gêiseres.

Geyser del Tatio em San Pedro de Atacama

Os gêiseres surgem da combinação entre a pressão e a temperatura das águas da Cordilheira, que correm em meio às rochas vulcânicas. Sendo assim, essas águas podem atingir temperaturas acima de 600 graus ao entrar em contato com o magma vulcânico e, ao buscar uma forma para sair, formam um enorme vapor. É um verdadeiro show da natureza.

3. Tirar fotos no Vado del Rio Putana

Quer um lugar bem bonito para fazer fotos de recordação da sua viagem em San Pedro de Atacama? Então não deixe de dar uma paradinha no Vado del Rio Putana. Situado nas proximidades do Geyser Del Tatio, ele é um ponto do deserto que conta com vários animais em seu habitat natural, como raposas, flamingos, aves e peixes.

Vado del Rio Putana em San Pedro de Atacama

No quesito visual, saiba que o de lá é deslumbrante. O rio Putana, aliado às montanhas do Atacama, deixam o cenário incrível para os turistas que adoram fotografar paisagens. Uma sugestão é para que você tente ir até este lugar perto do horário do pôr do sol. Temos certeza que será uma experiência indescritível.

4. Assistir ao pôr do sol no Valle de la Luna

A pouco mais de 10 km do Centro de San Pedro de Atacama está o Valle de la Luna, que é um dos principais pontos turísticos da região. Ele leva esse nome em referência ao seu “relevo lunar”. E é composto por paredões e dunas imensas, formados de sal, gesso e argila, que ganharam formas devido à ação das chuvas e ventos.

Pôr do sol no Valle de la Luna em San Pedro de Atacama

5. Contemplar a igreja

Seguindo com esta lista do que fazer em San Pedro de Atacama, coloque também no seu roteiro uma contemplação à igreja da cidade. Super bem localizada, na praça do bairro Centro, ela é uma daquelas construções simples que reserva muito charme e elegância.

Igreja de San Pedro de Atacama

Aliás, uma curiosidade é que esta igreja é um legado arquitetônico dos jesuítas espanhóis. Por esse motivo, mesmo que você não seja religioso, é bastante recomendado passar por ela, para apreciar a arquitetura e a beleza do lugar.

6. Explorar a feira de artesanato

Explorar a feira de artesanato de San Pedro de Atacama também é um ótimo atrativo do que fazer por lá. Fácil de ser encontrada, por ficar na praça principal do bairro Centro, ela conta com tudo o que você possa imaginar de artigos típicos chilenos. Ou seja, é a garantia de que você vai achar boas lembrancinhas e souvenirs locais.

Feira de artesanato de San Pedro de Atacama

Por lá, é possível encontrar: roupas, bolsas, vestuário de lã de alpaca, cerâmicas, bijuterias, instrumentos musicais típicos da região e outras mercadorias. Tudo muito bonito, colorido e regional. Mesmo que a sua ideia seja não gastar, é interessante dar uma passadinha nela para ver os artesãos fazendo suas artes.

7. Ir até o Valle de la Muerte

Outro local legal de conhecer na região do Atacama é o Valle de la Muerte. Também conhecido como Marte, por conta da semelhança visual com o planeta vermelho, ele oferece aos visitantes vistas maravilhosas, proporcionadas pelas dunas e pelas formações geográficas únicas.

Valle de la Muerte em San Pedro de Atacama

Mas, a atração mais divertida do Valle de la Muerte é o sandboard. Esse é um esporte que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma prancha. Inclusive, você pode escolher se prefere descer as dunas de dia ou de noite. Ambas as formas são incríveis e você vai se divertir muito.

8. Visitar a Libreria Del Desierto

Você sabia que existe uma única livraria em toda a região do Atacama? Pois bem, é a charmosa Libreria Del Desierto. Perfeita para quem ama esse tipo de passeio, ela está situada dentro de uma propriedade, onde o dono costuma recepcionar os visitantes com café, chá e água.

Libreria Del Desierto em San Pedro de Atacama

Um ponto muito legal deste passeio é que o dono da livraria não só mostra os livros que possui por lá, mas faz um tour pelo espaço, contando um pouco das tradições locais. E, apesar da Libreria Del Desierto estar situada um pouco distante do centrinho de San Pedro de Atacama, vale a pena ter essa experiência única na viagem.

9. Relaxar na Laguna Cejar

A Laguna Cejar é a lagoa mais salgada do mundo, por isso, nem que você tente muito, é impossível afundar nessas águas. Localizada a cerca de 25 km ao sul de San Pedro de Atacama, ela é um ótimo local para quem quer relaxar, enquanto aproveita as lindas paisagens do deserto e das montanhas.

Laguna Cejar em San Pedro de Atacama

10. Banhar-se nas Termas de Puritama

A mais ao menos 35 km de San Pedro de Atacama (e no meio do caminho para o Geyser del Tatio) estão as Termas de Puritama. Elas são 8 pequenas lagoas, a 3.500 metros de altitude, que compõem um visual paradisíaco – sendo formadas por um rio de águas quentes (entre 32 ºC e 34 ºC), e rodeadas por vegetação verde.

Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

Ou seja, esse é um ótimo lugar para você relaxar e descansar, principalmente depois de um longo dia de passeio pelo Atacama. Como as Termas de Puritama são administradas por um hotel, é necessário pagar um valor para poder aproveitá-las.

11. Andar na Rota dos Salares

Rota dos Salares, também chamada de Salar de Tara, faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, e é uma parte do deserto que fica a 4.400 metros de altitude. O local é muito frio e recebe ventanias fortes, especialmente no começo e no fim do dia. Porém, se você conseguir suportar o clima de lá, terá uma boa recompensa, pois é lá que você encontrará o deserto de sal.

Laguna de sal cristalizado da Rota dos Salares em San Pedro do Atacama

A paisagem é super bonita, com cores vibrantes e, ainda, é onde fica a famosa Lagoa dos Cristais, com a borda de sal cristalizado. Também é lá que está as Sentinelas de Tara, com suas formações rochosas esculturais. A Rota dos Salares fica a 140 km do Centro de San Pedro do Atacama e é um passeio de um dia inteiro, que exige um pouco mais de disposição física.

12. Admirar o Vale do Arco-Íris

Vale do Arco-Íris é um conjunto de montanhas e formações rochosas coloridas que ficam a 3.500 metros de altitude, a cerca de 1h de carro do Centro de San Pedro de Atacama. Suas cores – vermelha, laranja, branca, amarela e verde – são consequência da mistura e concentração de minerais dessa região e a oxidação dos mesmos. Por isso, a paisagem é super bonita e encantadora. É um local único e que vale a pena conhecer.

Montanhas do Vale do Arco-Íris em San Pedro do Atacama

13. Fazer um tour Astronômico

Se você está procurando um programa surpreendente para fazer em uma das noites em San Pedro de Atacama, o tour Astronômico pode ser a escolha certa. O deserto é conhecido por ser um dos melhores lugares do mundo para fazer a observação dos astros, então você não pode perder a oportunidade de parar tudo e admirar o céu chileno.

Tour Astronômico em San Pedro de Atacama

Esse passeio dura de 2 a 3 horas e, nele, você estará na companhia de um guia, que vai explicando tudo sobre as estrelas, os planetas e as galáxias. Além disso, as agências fornecem grandes telescópios para que os visitantes possam olhar o universo mais de perto. Só não se esqueça de vestir roupas quentes, pois as noites no Atacama são frias.

14. Subir nos vulcões

Nas redondezas de San Pedro de Atacama, é possível encontrar alguns vulcões que você pode explorar. Os 2 mais famosos da região são: o Licancabur, que fica na divisa com a Bolívia e cujo o cume está a mais de 5900 metros de altitude; e o Lascar, que tem 5600 metros.

Vulcão Licancabur em San Pedro de Atacama

Neles, você vai encontrar trilhas, mirantes, gelo no cume e vistas muito bonitas. Porém, para fazer esses passeios de subida aos vulcões, será necessário pagar um preço bem salgado e estar em boa forma física, pois a atividade não é nada fácil. Além disso, para chegar no topo de alguns deles, serão necessários mais de 1 dia. Ou seja, não é um atrativo indicado para todos os turistas.

15. Explorar os museus

  • Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige em San Pedro de Atacama

Fundado em 1957, pelo padre belga Gustavo Le Paige, o museu que leva seu nome dispõe de um conjunto imenso de peças, que reproduzem o passado histórico de San Pedro de Atacama. A coleção representa a cultura atacamenha, como é apelidada, e da civilização pré-colombiana que viveu na região.

Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige em San Pedro de Atacama

No acervo, são mais de 380 mil peças como vestimentas, utensílios de caça e agricultura, cerâmica, entre outros objetos para quem se interessa em descobrir como os chilenos sobreviviam no Deserto do Atacama há milhares de anos. Hoje, o local pertence e é mantido pela Universidade Católica do Norte.

  • Museu do Meteorito em San Pedro de Atacama

Como os próprios funcionários do museu o descrevem, o Museu do Meteorito conta sobre o sistema solar através dos personagens principais dessa história, os meteoritos. Com mais de 3.200 peças de fragmentos espaciais, ele dispõe de um áudio-guia em diversas línguas, para garantir que as informações cheguem a todos.

Museu do Meteorito em San Pedro de Atacama

O mais interessante do museu é que, nele, o visitante pode tocar nos meteoritos, sentir sua força magnética e entender do que são compostos. E além disso, toda a exposição do local é reconhecida por importantes instituições do tema, como a NASA. Então, saiba que esse é um passeio completíssimo.

6. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de San Pedro de Atacama e seus arredores

A região do Atacama é mágica e existem tours incríveis para se fazer por lá, levando você aos melhores locais. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos essa empresa de Ingressos para o Atacama (e para todo o Chile). Ela é ótima e vende os ingressos para os melhores passeios, a preços muito bons.

Turistas no Atacama

Essa agência especializada é brasileira e é sensacional. Ela dá todo o suporte necessário e vende todos os passeios do Chile por um preço excelente. Logo ao abrir o site, você preenche o formulário e um profissional de lá entra em contato com você, para tirar todas as suas dúvidas e montar os seus passeios. Nós tivemos uma experiência excelente com essa agência.

7. Dicas para saber o que fazer à noite em San Pedro de Atacama

A verdade é que San Pedro de Atacama é uma cidade pequena e sem muitas opções do que fazer depois do pôr do sol. Isso porque a maior parte das atrações da região são os tours feitos pelo deserto durante o dia. Porém, para as suas noites não serem tão desanimadas, confira as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite:

Bar Cervecería St. Peter em San Pedro de Atacama

8. Dicas sobre compras e descontos em San Pedro de Atacama

  • Compras no bairro Centro:

No Centro de San Pedro de Atacama, existem várias pequenas lojinhas que vendem de tudo, desde pilhas até lembrancinhas da cidade. No entanto, nelas – e principalmente nas que ficam na rua Calle Caracoles, que é a principal e mais popular da cidade, os preços acabam sendo mais caros.

Rua Calle Caracoles em San Pedro de Atacama

  • Compras na vila dos artesãos e na feira de artesanatos:

A vila dos artesãos, ou, como os locais chamam, Pueblo de Artesanos, localizada a alguns minutos do Centro; e a feira de artesanatos, que fica atrás da famosa igreja da cidade, são os 2 melhores locais para fazer compras em San Pedro de Atacama.

Pueblo de Artesanos em San Pedro de Atacama

Esses 2 locais são muito parecidos, pois são espaços não muito grandes e que estão cheios de barraquinhas. E, neles, você vai encontrar uma boa variedade de brinquedos para as crianças, roupas, souvenirs, artigos de decoração, folhas para chá, entre outras coisas. O melhor é que tanto na vila, como na feira, os preços são mais em conta.

  • O que posso trazer de San Pedro de Atacama para o Brasil? Há limite para a quantidade?

Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem a San Pedro de Atacama é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos.

Mala com roupas de frio

Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na aduana. Leia aqui a matéria sobre o limite e quantidade de produtos.

9. Dicas para saber o que levar na mala para San Pedro de Atacama

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai para San Pedro de Atacama, já que o clima pode influenciar bastante no que você vai levar. E, consequentemente, poderá alterar o seu peso limite da mala.

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta para qualquer cidade do Chile é de até 23 kg. Para as classes executivas e a 1ª classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é estendido até 32 kg.

Mala na esteira

E, a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é que, nessa mala de mão, você leve as roupas grandes, como os casacos, que ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

10. Dicas sobre como levar dinheiro para San Pedro de Atacama

  • Dicas para comprar pesos chilenos e usá-los na viagem:

Você pode ir em uma casa de câmbio comprar os pesos chilenos em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas, recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é – disparada -, a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.

  • Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os pesos chilenos e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.

Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.

OUTRAS VANTAGENS:

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.

E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.

Sla VIP Guarulhos - Conta Global Digital Nomad

Outras alternativas para comprar os pesos chilenos

Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de peso chileno em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.

Pesos chilenos

11. Dicas para estar com Internet durante a viagem a San Pedro de Atacama

Outra forma de economizar em San Pedro de Atacama é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior, com o chip do Brasil, geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro. Para usar o Wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que também é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.

O que a maioria das pessoas faz, e que vale muito a pena, é comprar um chip pré pago internacional, de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a Internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.

Pessoa usando o celular

Se você for alugar um carro, então o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do próprio celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.

Para nós, depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que mais gostamos e achamos legal recomendar para os leitores é esse chip de viagem. Nós só usamos ele nessas últimas viagens que fizemos para o Chile e pela América do Sul. O principal diferencial achamos que foi a cobertura e o sinal. A Internet do nosso celular funcionou com uma ótima velocidade em todas as cidades que visitamos, mesmo as mais distantes.

Chip internacional

12. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para San Pedro de Atacama

Seguindo com esta lista de todas as dicas de viagem de San Pedro de Atacama, falaremos em relação às passagens aéreas. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais pesados de uma viagem ao exterior, na questão financeira. Por isso, é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.

Avião voando

No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para San Pedro de Atacama.

A nossa 1ª grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para o Chile. É ótimo porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.

Aeroporto no Chile

  • Dicas da escala para economizar na passagem aérea:

Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado na cidade do seu destino, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.

  • Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:

Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois, fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em San Pedro de Atacama, há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: de dezembro a março, e de junho a agosto.

  • Dicas do dia do voo:

Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.

Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.

Crianças esperando o voo

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *