San Pedro de Atacama

Passeios para fazer em um dia em San Pedro do Atacama

Confira aqui passeios para fazer em um só dia em San Pedro do Atacama! Por ser uma região de alta altitude, que exige muito do nosso corpo, a maioria dos passeios do Atacama precisa de um dia inteiro para ser feito. Veja quais são esses passeios:

As cores do Vale do Arco-Íris em San Pedro do Atacama

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

1. Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas

A região de Piedras Rojas e Lagunas Antiplanicas fica no Salar de Águas Calientes, a 4.230 metros de altitude! O tour para esses dois passeios começa, normalmente, pelas Lagunas Altiplânicas, que são duas: Miscanti e Miñiques. É um verdadeiro espetáculo da natureza, com uma paisagem belíssima.

Piedras Rojas em San Pedro do Atacama

Já Piedras Rojas é formada por pedras avermelhadas pela oxidação do ferro, que dão nome ao local. Aqui você encontrará o lago de Piedras Rojas, que é um verdadeiro um espelho d’água refletindo. Há quem diga que este é o passeio mais lindo de San Pedro do Atacama, e na nossa opinião, vale mesmo a pena! E dá sim para fazer os dois passeios no mesmo dia!

2. Geysers el Tatio

Geysers el Tatio é um dos MELHORES passeios a se fazer no Atacama – imperdível, na nossa opinião. Ao chegar no Geyser del Tatio em San Pedro de Atacama, a 90 km do centro de San Pedro, você irá se deparar com um extenso campo geotérmico e uma vista espetacular a 4.320 metros de altitude. Ele é repleto de fissuras, por onde saem os vapores de água, em meio a uma região árida.

Geyser del Tatio em San Pedro de Atacama no Chile: tour

Os gêisers surgem da combinação entre a pressão e a temperatura das águas da cordilheira, que correm em meio às rochas vulcânicas. Essas águas podem atingir temperaturas acima de 600 graus ao entrar em contato com o magma vulcânico e, ao buscar uma forma para sair, formam os gêisers. Ao entrar em erupção, lançam uma grande coluna de água e vapor que pode chegar até os 10 metros, atingindo seus picos de altura entre as 5h e 7h. É um verdadeiro show da natureza, que acontece diariamente, durante o dia inteiro!

Há diversas agências em San Pedro de Atacama que dispõem desse tour, e incluem transporte, guia e refeições, além do passeio. O horário de saída costuma ser entre as 4h e 6h da manhã, dependendo da empresa, pois o caminho até o gêiser demora um pouco mais de 1 hora. É muito importante chegar cedo para ver os gêisers, pois é antes do nascer do sol que o vapor é mais intenso. Após o sol surgir e esquentar o ambiente, o efeito das colunas de vapor já não é mais o mesmo, apesar de ainda assim ser belíssimo.

Geyser del Tatio em San Pedro de Atacama no Chile: piscina termal

Ao final da caminhada pelos gêisers, os visitantes podem se divertir em uma grande piscina termal logo ao lado, ótima para esquentar em meio ao frio que faz na região. Nossa dica é já ir com roupa de banho por baixo, levar toalha e roupa extra. Recomendamos fazer esse passeio em seus últimos dias em San Pedro de Atacama, pois o seu corpo já estará mais acostumado com a altitude.

3. Termas de Puritama

O Atacama não é só deserto, e a prova disso são as Termas de Puritama. Trata-se de um cânion em que você pode adentrar para conhecer várias piscinas naturais de temperatura quente, em que dá até para se banhar! São oito pequenas lagoas que compõem um visual paradisíaco, formadas por um rio de águas quentes (entre 32ºC e 34ºC), e rodeadas por vegetação verde. As termas ficam a uma hora de carro do centro de Atacama, a 3.500 metros de altitude.

Lagoa das Termas de Puritama em San Pedro do Atacama

Este é um tour ótimo para relaxar depois de um ou dois dias de passeios que exigem mais caminhadas, ou antes deles (para se preparar) – tanto no verão quanto (e especialmente) no inverno!

4. Rota dos Salares

A Rota dos Salares, também chamada de Salar de Tara, faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, e é uma parte do deserto que fica a 4.400 metros de altitude – portanto, é fria e recebe ventanias fortes, especialmente no começo e final do dia.

Laguna de sal cristalizado da Rota dos Salares em San Pedro do Atacama

Mas vale a pena suportar o ambiente, pois é lá que você encontrará os salares, ou seja, o deserto de sal. A paisagem é super bonita, com mcores vibrantes, e ainda abriga a famosa Lagoa dos Cristais, com a borda de sal cristalizado. Também é lá que ficam as Sentinelas de Tara, com suas formações rochosas esculpturais. A Rota dos Salares fica a 140 km do centro de San Pedro do Atacama, e este é um passeio de um dia todo, que exige um pouco mais de disposição física.

5. Vale do Arco-Íris

O Vale do Arco-Íris é um conjunto de montanhas e formações rochosas coloridas que ficam a 3.500 metros de altitude, e a cerca de 1h de carro do centro de San Pedro de Atacama. Suas cores – vermelha, laranja, branca, amarela, verde… – são consequência da mistura e concentração de minerais dessa região e a oxidação dos mesmos. Por isso, a paisagem torna-se super bonita e fotografável! É um local único e que vale a pena conhecer.

Montanhas do Vale do Arco-Íris em San Pedro do Atacama

Este é um passeio de um dia todo e que exige um pouco mais de disposição física. Não recomendamos que você o faça nos primeiros dias em que estiver em San Pedro do Atacama.

Passeios que podem ser feitos em conjunto, em um único dia:

*Esses passeios são ideais para os primeiros dias de viagem no Atacama, já que têm a altitude mais baixa, parecida com a altitude da cidade, onde você provavelmente estará hospedado. Assim, você já vai acostumando o corpo para os passeios de maior altitude e que exigem mais, como os cinco passeios citados na lista desta matéria.

Cuidados com a altitude!

A cidade de San Pedro do Atacama está a 2.500 metros de altitude e, como mostramos na lista acima, alguns passeios passam de 4 mil metros! Por isso, é comum sentir cansaço e falta de ar, e é até por isso que muitos tours por San Pedro não são recomendados para crianças de até 16 anos, que têm pulmões menores e fazem muito esforço para obter oxigênio – muitas agências, inclusive, não fazem o passeio com as crianças.

As empresas costumam se preocupar bastante com esse aspecto e entregam uma ficha médica para que os viajantes preencham com seus dados de saúde e respondam se têm doenças, pressão alta ou outro problema para ter atenção durante o tour.

Valle de la Luna no Atacama

É por isso também que não dá para fazer vários passeios em um único dia, pois o corpo, em San Pedro do Atacama, se cansa muito mais do que se cansaria normalmente. É preciso acostumá-lo para evitar que ele se canse muito e que você acabe perdendo dias de viagem para se recuperar (já que a recuperação não é rápida nem fácil). Portanto, dá para fazer a viagem por San Pedro em 4 dias, mas o mais recomendado é ter 7 dias livres para ela.

Prepare-se para o passeio:

  • As vans dos tours não passam pelos hotéis, portanto é importante que você se hospede em um hotel próximo da rua principal, chamada Caracoles, pois é nela que estão os pontos de encontros para os tours.
  • Leve roupas quentes! Como os tours saem de madrugada, quando é mais frio no Atacama, é importante estar bem agasalhado – mesmo que você tire os casacos depois, no passeio, ou os deixe na van.
  • Evite bebida alcóolica: a altitude desse passeio já é desafiadora para o corpo por si só. E a bebida alcóolica pode tornar essa indisposição muito maior, mesmo que você já esteja acostumado a beber. Por outro lado, hidrate-se bastante com água!
  • Durma bem: como já dissemos, os tours costumam sair bem cedo e o corpo se cansa bastante nos passeios pelo Atacama. Por isso, é importante descansar bem, dormir cedo e com qualidade na hospedagem.
  • Tenha sempre na mochila chapéu, óculos de sol, soro fisiológico e hidratantes corporal e labial.

Caracoles, a rua principal de San Pedro do Atacama

Melhor forma de fazer os passeios em San Pedro do Atacama

San Pedro do Atacama é uma cidade repleta de passeios incríveis, como os que citamos. Eles são feitos sempre em tours, já que ficam em áreas remotas e de difícil acesso. Fazer os passeios por conta própria, de carro, pelo Atacama e suas formações rochosas, pode ser MUITO problemático, e as chances de se perder ou ter um problema e não ter como pedir ajuda são grandes. É complicado se locomover pela região sem conhecer os caminhos, que são muitas vezes tortuosos, e o sinal de celular e GPS nem sempre funciona bem.

Deserto do Atacama

Onde comprar os ingressos das excursões?

Para evitar perrengues, não perder tempo e poder aproveitar a viagem da melhor maneira possível, nós recomendamos que você sempre faça os passeios pelo Atacama com alguma agência ou empresa. E comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, principalmente para esses lugares, onde o número de pessoas nos passeios é mais reduzido, os horários bem específicos (muitas vezes partindo de madrugada) e com poucos acessos a agências de turismo locais ou que você possa ir antes para garantir os ingressos. Além de não perder tempo da sua viagem correndo o risco de terem esgotado.

Lagunas Altiplanicas no Atacama

Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos com esta agência de brasileiros:  Ingressos para o Atacama, que é especializada em passeios de todo o Chile. Achamos ótimo e são de confiança! Eles já têm todas as opções de passeios para fazer na região e explicam tudo sobre cada passeio: ponto de encontro da excursão, o que você deve fazer para se acostumar à altitude de alguns dos passeios e muitas dicas importantes.

Os principais passeios que eles vendem e que são imperdíveis são: Valle de la Luna, Lagunas Cejar, Termas de Puritamas, Géisers el Tatio, Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas, e muitos outros.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.

Pessoa usando o celular

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os passeios para fazer em um dia em San Pedro do Atacama e como se preparar quando estiver lá.

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *