Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile
San Pedro de Atacama

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

Conheça o incrível Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile, que faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos. Normalmente, o Salar de Tara não está entre as atrações incluídas no roteiro turístico tradicional, mas caso você tenha um dia disponível, vale muito a pena visitá-lo. Esse deserto de sal oferece uma paisagem única e muita diversão aos visitantes. Veja a seguir todas as informações sobre o Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: rochas

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na viagem ao Chile. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Chile vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre o Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile.

Como chegar ao Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

Para ir ao Salar de Tara, você pode contratar um tour em alguma agência ou ir por conta própria, porém esta última opção não é recomendada. Uma parte do caminho é feita no deserto, sem nenhuma sinalização, portanto não é indicado ir sozinho. Já com uma agência especializada, você terá todo o suporte e segurança necessários para fazer um ótimo passeio e sem preocupações. E a vantagem é que os visitantes podem fazer algumas paradas antes de chegar ao Salar de Tara, para apreciar as belas paisagens e conhecer outros locais.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: rocha Guardião

Há diversas agências em San Pedro de Atacama que dispõem desse tour, e incluem transporte, guia e refeições, além do passeio. O horário de saída costuma ser às 7h30, dependendo da empresa, pois o local está a uma distância de 140 km do centro da cidade. E o retorno é feito por volta de 15h, após conhecer bem o Salar de Tara e outros locais durante o caminho. A região está bem próxima à divisa entre Chile, Bolívia e Argentina, trazendo o melhor da flora e fauna desses três países.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: trilha

Caminho para Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

Antes de chegar ao Salar de Tara em San Pedro de Atacama, você passará por uma área muito interessante, chamada “Monjes de la Pacana”, que está localizada na planície próxima ao Salar de Águas Calientes. Ela é repleta de formações rochosas com pedras antigas gigantescas, que foram produzidas pela erosão do vento e da chuva, com formatos que lembram monges, o que deu origem a esse nome. Próximo ao local, há também uma formação rochosa de aproximadamente 18 metros de altura, que é chamada de “guardião”.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: Monjes de la Pacana

Outra atração presente no trajeto ao Salar de Tara são as Catedrales de Cenizas (Catedrais de Cinzas). Elas são formações rochosas muito interessantes, parecidas com grandes paredes, feitas por cinzas avermelhadas do vulcão Llaima há milhares de anos. A região é composta por lagoas, onde é possível encontrar diversos flamingos. E juntamente com as grandes pedras, elas formam um cenário espetacular. Algumas agências servem o café da manhã ainda nessa área, enquanto os visitantes podem caminhar e tirar diversas fotos como recordação do passeio.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: Catedrais de ceniza

Passeio em Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

Desde os “Monjes de Pacana” até o Salar de Tara, você passará por uma trilha bem demarcada, que dura aproximadamente 30 minutos andando. Ao redor, a natureza traz o melhor do ambiente desértico, com muitos elementos interessantes. E uma dica é aproveitar esse momento para utilizar o banheiro químico (custa cerca de 500 pesos chilenos, o que dá quase 3 reais), já que é o único disponível em todo o passeio. Já no Salar de Tara em San Pedro de Atacama, no Chile, é possível encontrar animais diferentes, como flamingos, raposas, patos jergón, gansos guallata, gaivotas andinas, entre muitos outros.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: animais

A flora da região do Salar de Tara em San Pedro de Atacama também é bem rica e inclui uma vegetação diferenciada, além de montanhas e morros. E no caminho, você ainda pode encontrar belas pedras vulcânicas espalhadas pelo chão. O passeio no Salar de Tara dura a manhã inteira e boa parte da tarde, então você terá bastante tempo para “escalar” os pequenos morros rochosos, tirar muitas fotos e se divertir nessa atração diferenciada. A paisagem é belíssima e com certeza será um momento único e inesquecível! Ao final do tour, já no retorno à cidade de San Pedro de Atacama, algumas agências oferecem um almoço especial aos visitantes, para encerrar da melhor forma.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: lagoa

Recomendações para o passeio no Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

O Salar de Tara está a 5.000 metros de altitude. Então, a nossa dica é deixar para fazer esse passeio em seus últimos dias em San Pedro de Atacama, pois o seu corpo já estará mais acostumado com a altitude. Para previnir o soroche, como é chamado o mal estar causado pela menor pressão de oxigênio em altitudes elevadas, há outras recomendações igualmente importantes para seguir. Não consuma bebidas alcoólicas ou comidas pesadas na noite anterior, descanse bem e beba muita água. Também evite fazer movimentos bruscos, como abaixar e levantar rapidamente ou pular. E para aproveitar a sua viagem com maior segurança e assistência, faça um seguro viagem antecipadamente.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: tour

Para aproveitar bem o seu passeio, não se esqueça de levar água, protetor solar e óculos de sol. Vá com roupas bem quentes, em camadas, para ir tirando as blusas conforme o sol surge e a temperatura esquenta. As manhãs na região desértica são bem frias, enquanto na parte da tarde costuma esquentar bastante. Uma dica é também levar alguns lanches em sua bolsa ou mochila, para o caso de sentir fome antes de ser servido o café da manhã. E para usar o banheiro com maior conforto, leve o seu próprio papel higiênico e um saco de lixo. Caso você for por conta própria, não se esqueça de levar dinheiro para as refeições.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: flamingos

Mais informações sobre o Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile

A entrada para o Salar de Tara em San Pedro de Atacama é gratuita. Para fazer o passeio através de uma agência, os preços variam entre 55 e 75 mil pesos chilenos (317 e 432 reais), e podem incluir um guia experiente, o transporte de ida e volta ao local, café da manhã e almoço. O tour não é feito somente no Salar de Tara, mas também em regiões e atrações ao redor. Então, contratar o pacote em uma boa agência vale muito a pena para quem deseja ver de perto as belezas do deserto do Atacama no Chile.

Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile: paisagem

Dicas importantes sobre passeios no Chile

Uma dica importantíssima que quando fomos para lá ninguém nos deu, é sobre os passeios para as montanhas perto de Santiago. Sem dúvida nenhuma os passeios mais lindos do Chile são Cajón Del Maipo (foto abaixo), Valle Nevado e Farellones (que são as montanhas com neve e pistas de esqui). Como todos ficam a algumas horas de Santiago, nós resolvemos ir de carro, mas como são todos nas montanhas, é um trajeto bem perigoso – principalmente quando está com neve na pista. E, para Cajón são várias horas e uma viagem bem cansativa.

Cajón Del Maipo no Chile

Na segunda vez que fomos resolvemos fazer esses passeios com uma agência e foi MUITO melhor. Nos sentimos bem mais seguros, pois eles já tem a experiência no trajeto, os veículos todos equipados e super confortáveis. Não passamos o perrengue da primeira vez e aproveitamos muito mais. Nós acabamos fazendo uma parceria com eles para que nossos leitores tivessem 10% de desconto. Quem tiver interesse, é só clicar aqui e preencher seus dados para ganhar o desconto e eles entrarão em contato. É uma empresa muito boa que super recomendamos. Os vendedores são todos brasileiros que moram lá no Chile há muito tempo. Além desses passeios que são os mais bonitos, tem a excursão para Viña del Mar e Valparaíso, para vinícolas como a Vinícola Concha Y Toro e o City Tour por Santiago. Todos os passeios são ótimos, as vans e ônibus saem de Santiago e achamos o serviço excelente.

Use seu celular à vontade no Chile

Poder usar seu celular no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Santiago e no Chile

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Chile

Agora que você já viu tudo sobre o Salar de Tara em San Pedro de Atacama no Chile, uma dica legal para quem vai para o Chile é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile além de Santiago, que são próximas como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e economizando muito.

Viagem de carro pelo Chile

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Veja outras matérias legais do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Como levar dinheiro para o Chile: Melhores formas de levar seus pesos chilenos.
Cidades turísticas do Chile: As cidades chilenas mais famosas e visitadas.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *