Todas as dicas de viagem de Valparaíso

Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Valparaíso, a cidade portuária na costa chilena. São boas informações sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar uma ótima viagem.

Continua após a publicidade..

Bairro Playa Ancha em Valparaíso

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

Continua após a publicidade..

1. Dicas de quando viajar para Valparaíso

Valparaíso é um dos destinos chilenos mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar as férias. Sendo assim, para abrir esta matéria com todas as dicas de lá, nada melhor do que falarmos sobre qual é a melhor época para você programar a sua viagem – sabendo que o clima e a temperatura da cidade podem influenciar bastante na sua decisão.

Pôr do sol em Valparaíso

O clima temperado e mediterrâneo de Valparaíso, junto às correntes de ar do Oceano Pacífico e a de Humboldt, faz da cidade um lugar fresco e úmido, durante todo o ano. Porém, ainda assim, há épocas de seca prolongada. Abaixo, explicaremos como funciona a movimentação da cidade durante alguns meses, para que você consiga definir a melhor época para a sua viagem.

Quando é alta temporada em Valparaíso?

A alta temporada em Valparaíso acontece no verão, ou seja, começa em dezembro e tem o seu auge em fevereiro. Durante esses meses, as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros na cidade, e, em todo o Chile, já que abrangem as férias escolares e as festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo.

Verão em Valparaíso

Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto, tente viajar em meses de baixa temporada, onde tudo é mais barato e mais vazio.

Eventos e feriados que acontecem nessa época:

  • 08/12: Imaculada Conceição
  • 25/12: Natal
  • 01/01: Ano Novo

Celebração do Ano Novo em Valparaíso

Quando é média temporada em Valparaíso?

As estações do outono e da primavera marcam a média temporada em Valparaíso. Ou seja, esse período que vai de março a maio, e, de outubro a novembro, é o ideal para quem quer fazer uma viagem boa, sem gastar muito dinheiro e podendo aproveitar do clima agradável na cidade, sem temperaturas extremas – nem para o calor nem para o frio.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • 10 e 11/04: sexta-feira e sábado santos (Paixão de Cristo)
  • 12/04: Páscoa
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 21/05: Dia da glória naval
  • 12/10: Dia do Colombo
  • 31/10: Dia da Reforma Protestante
  • 01/11: Dia de Todos os Santos

Dia de céu claro em Valparaíso

Quando é a baixa temporada em Valparaíso?

O inverno é a estação do ano que acompanha a época de baixa temporada em Valparaíso. Nesse período, que acontece entre meados de maio até meados de setembro, a temperatura diminui bastante e a ocorrência de chuva é mais intensa que nos demais meses.

Dia chuvoso no inverno em Valparaíso

No entanto, como o tempo fica instável e imprevisível durante o inverno, você também pode pegar lindos dias de sol por lá. Além disso, esse é o período em que a sua viagem será mais econômica, e, que você encontrará a cidade mais sossegada.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 21/05: Dia da glória naval
  • 29/06: São Pedro e São Paulo
  • 16/07: Nossa Senhora do Carmo
  • 15/08: Assunção da Virgem
  • 17/08: Assunção de Maria
  • 18/09: Dia Nacional

Turistas conhecendo Valparaíso

2. Dicas para a hospedagem em Valparaíso

Outra dica para uma viagem a Valparaíso é saber como escolher a sua hospedagem. E, para isso, há 2 itens essenciais a a serem pensados: o local e o tipo de estadia.

  • Como escolher onde ficar em Valparaíso:

Para os visitantes que estão buscando um local bom em Valparaíso, com acesso fácil aos principais pontos turísticos e em uma região mais central da cidade, o ideal é optar por uma hospedagem no Cerro Alegre ou no Cerro Concepción. Ambos os bairros ficam na região conhecida como Puerto.

Subida do bairro Cerro Alegre em Valparaíso

Essa região abriga uma boa parte dos hotéis da cidade, com opções que vão desde os hostels até as hospedagens 5 estrelas. Mas, normalmente, os preços por lá são um pouco mais caros do que os das demais áreas, justamente por ser um local muito bom. Clique aqui para ver os melhores hotéis dessa região. Abrirá um mapa que montamos mostrando todos eles.

Mapa dos hotéis nos Cerros Alegre e Concepción em Valparaíso

Inclusive, nós já colocamos como filtro para só mostrar os hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Então, você abre o link e é só colocar a data da viagem, para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

  • Escolher o tipo de hospedagem em Valparaíso:

A 2ª dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Valparaíso: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, no estilo airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque, assim, você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem.

Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Valparaíso. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Quarto do Zero Hotel em Valparaíso

Dica do cancelamento grátis: Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis.

Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Valparaíso

Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para a entrada em Valparaíso, nem para a imigração em qualquer outra cidade do Chile. Mas, ele é muito recomendado. Então, se você quer se precaver de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer no exterior, decidimos mostrar como você pode fazer o seu seguro pelo menor preço.

Seguro viagem internacional

Nós sempre usamos esse comparador de seguro viagem, que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens, nas principais empresas do Chile. E, você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu.

  • Nós recomendamos a Affinity, My Travel Assist, Travel Ace, Vital Card, Assist Med, Assist Card, SulAmérica, Green Card e GTA, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e tem escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.
  • Na hora de contratar o seguro, verifique bem a cobertura para assistência médica, Covid e reembolso de bagagem. Essas são as coberturas mais importantes e as mais usadas em Valparaíso.

Documento do seguro viagem

4. Dicas para se locomover em Valparaíso

  • De carro:

Uma dica que vai fazer você economizar muito com a locomoção em Valparaíso é optando pelo aluguel de carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá escolhe essa opção para ter mais liberdade – podendo visitar os pontos turísticos da cidade, fazer compras tendo um porta-malas e para conhecer as cidades vizinhas, desfrutando das ótimas estradas chilenas.

Estrada da costa chilena

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva on-line o quanto antes, pois, outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela Internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com as promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Carros para alugar

Não alugue um GPS em Valparaíso

Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o carro com o GPS, já que ele custa um alto valor diário. Em vez disso, você pode comprar um bom chip de celular, desbloqueado para as ligações internacionais e com a Internet ilimitada. Dessa forma, com o seu próprio celular, você vai conseguir usar os aplicativos de mapa e de localização.

Use o GPS do celular

Use os incríveis comparadores de preços

Existem 2 comparadores de preços de aluguel de carros em Valparaíso (e em todo o Chile) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.

Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Valparaíso que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Carros na pista que liga Viña del Mar a Valparaíso

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que, é super importante e geralmente já está incluso no preço. Mas, não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar muito no aluguel do seu veículo.

  • De transporte público:

Depender de transporte público para se locomover em Valparaíso não está entre as primeiras opções dos turistas, mas, é um serviço que funciona bem. Dentre eles, o mais utilizado é o micro-ônibus. Porém, a cidade também conta com um sistema de metrô e os famosos ascensores (bondinhos) – que ajudam as pessoas a subir as enormes colinas.

Ascensor El Peral em Valparaíso

1. Micro-ônibus em Valparaíso

Apesar de serem veículos mais antigos, o funcionamento dos micro-ônibus em Valparaíso é ótimo. Eles cobrem diversos pontos importantes da cidade, passam a todo momento – fazendo com que você não precise esperar muito tempo -, e os percursos quase sempre são curtos. Além disso, se você quiser ir até regiões próximas, como Viña del Mar, também pode usá-los.

Micro-ônibus de linha em Valparaíso

2. Metrô em Valparaíso

O metrô é pouco utilizado por quem quer se locomover por Valparaíso, porque ele possui poucas paradas e elas não são em locais muito turísticos. Em contrapartida, ele é ótimo para quem quer viajar, já que conta com 43 km de extensão e 20 estações – começando em Valparaíso, passando por Viña del Mar e chegando a Limache.

Estação de metrô em Valparaíso

Para saber mais, leia a nossa matéria sobre como andar em Valparaíso.

  • Passeio em ônibus hop-on-off em Valparaíso:

Se você tem poucas horas na cidade de Valparaíso e quer conhecer os principais pontos turísticos, vale a pena comprar o passeio de ônibus turístico. Os veículos são elétricos, chamados de Trolebuses, e funcionam diariamente, das 9h30 às 18h.

Passeio de ônibus turístico em Valparaíso

Para entrar no Trolebus, é preciso comprar um bilhete que custa cerca de 23 mil pesos chilenos (130 reais). Mas, não se espante com o valor, já que o ingresso vale pelo dia inteiro. Ou seja, com o ticket em mãos, você pode optar por desembarcar em qualquer uma das paradas do roteiro, passar o tempo que desejar na área e depois voltar para o veículo.

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e, vice e versa, é de transfer. Ele acaba saindo mais barato do que o táxi e é muito mais seguro, além de que você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um.

E, infelizmente, assim como acontece em toda cidade turística, nós sempre ouvimos relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas. Eles costumam cobrar um valor muito a mais do que o normal, ou, fazem percursos bem maiores – o que é super desagradável, claro.

Serviço de transfer

Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos. Nele, você consegue realizar o pagamento já em reais, sem precisar pagar pelas taxas internacionais, ou, o IOF, que você pagaria lá no Chile ou em outro site. Além disso, esse site também vende vários passeios e ingressos de atrações em Valparaíso, pelo menor preço. Assim, você tem a facilidade de já pode comprar tudo em um único lugar.

5. Dicas para conhecer bem Valparaíso

A melhor forma de conhecer Valparaíso, independente se você tem 3 ou 7 dias na cidade, é separar um 1 por bairro/zona, e, decidir quais os pontos turísticos você mais quer visitar. Organizando bem a sua lista de prioridades, não será preciso perder muito tempo se locomovendo de um lado para o outro.

Vista do Porto de Valparaíso

Outra dica, é pensar quantos dias você quer ficar na cidade. Para isso, sugerimos que você confira as matérias sobre os roteiros diários que temos disponíveis neste Blog do Chile. Assim, você poderá construir o seu plano da viagem perfeita. Veja alguns:

O que fazer em Valparaíso:

1. Fazer um walking tour em Valparaíso

Seguindo nesta lista com todas as dicas de viagem de Valparaíso, nossa 1ª dica do que você pode fazer por lá é um walking tour (passeio a pé, em português) pela cidade. Nele, você conhecerá todas as belezas urbanas de uma maneira muito íntima e interessante, vivendo experiências muito enriquecedoras.

Grupo de pessoas no walking tour em Valparaíso

Existem 2 maneiras para você fazer o walking tour em Valparaíso: por conta própria ou junto de uma excursão. Nós indicamos bastante a última opção, sobretudo pelas explicações que serão passadas pelo guia turístico que acompanha o grupo. Porém, ambas as maneiras funcionam super bem. O percurso completo costuma durar cerca de 3 horas e vale a pena.

2. Passear pela Plaza Sotomayor em Valparaíso

Com certeza, a Plaza Sotomayor é um dos passeios imperdíveis para se fazer estando em Valparaíso. Ela possui esse nome em homenagem ao advogado e político chileno Rafael Sotomayor, que participou de diversos momentos da guerra e disputa do país.

Plaza Sotomayor em Valparaíso

Porém, a praça vai muito além de somente uma homenagem ao Rafael, sendo que boa parte das construções dela são tombadas como Patrimônio Nacional. Um destaque de lá é o monumento nomeado “Todos os Heróis de Iquique”, onde estão depositados os restos mortais de soldados chilenos que morreram em batalhas navais no século XIX.

3. Visitar o Porto de Valparaíso

Bem perto da Plaza Sotomayor, há poucos minutos andando, você também pode visitar o Porto de Valparaíso. Ele é um espaço super importante para a cidade, já que consiste na principal atividade econômica de lá.

Barcos ancorados no Porto de Valparaíso

Mas, não é só isso. O Porto oferece aos visitantes uma linda vista de Valparaíso, contornada por prédios históricos, muitos barcos, lanchas e navios. Acredite, o passeio por ali é bem legal, principalmente se você for no horário do pôr do sol.

4. Caminhar pelo Paseo Gervasoni em Valparaíso

O Paseo Gervasoni é uma das pequenas ruas de Valparaíso que são incríveis para uma visita. Situado no Cerro Concepción, ele possui vielas com paredes super coloridas, lindos grafites e enfeites, que, juntos, dão cor à região. Além disso, toda a arte no local é feita de materiais recicláveis, ou seja, é um espaço muito bonito e sustentável.

Paseo Gervasoni em Valparaíso

5. Subir até os Cerros Alegre e Concepción em Valparaíso

Outro passeio super legal para fazer em Valparaíso é subir os Cerros Alegre e Concepción. Mesmo sendo bairros diferentes, eles formam um dos principais cartões postais da cidade. Com muita arte urbana, ótimos atrativos turísticos, e, lindos mirantes, você vai gostar bastante de conhecê-los.

Cerro Concepción em Valparaíso

6. Relaxar na Plaza Simón Bolivar em Valparaíso

A Plaza Simón Bolivar é uma excelente praça ao ar livre, localizada no bairro El Almendral, em Valparaíso. Ela foi construída em homenagem ao líder venezuelano Simón Bolivar, considerado um herói e revolucionário por lutar a favor da descolonização da América Latina. E, fica no local do antigo Teatro Victoria, destruído em um terremoto no ano de 1906.

Plaza Simón Bolivar em Valparaíso

7. Andar de ascensor em Valparaíso

Valparaíso é uma cidade composta por mais de 45 colinas, ou seja, é impossível subir todos elas sem perder o fôlego. Por isso, um meio de transporte bastante utilizado por lá é o ascensor, também chamado de funicular. Ele funciona como uma espécie de bondinho, que, andando sobre trilhos de ferro, consegue chegar ao topo dos morros.

Ascensor Artilleria em Valparaíso

Porém, além das funiculares funcionarem como um meio de transporte super facilitador em Valparaíso, algumas delas são o próprio atrativo turístico. Esse é o caso da funicular Ascensor Concepción, por exemplo, a mais antiga na cidade. Ela foi inaugurada em 1883, e, até hoje, faz o mesmo trajeto, conectando o Beco Elías com o Paseo Gervasoni, no Cerro Concepción.

8. Aproveitar o Paseo 21 de Mayo em Valparaíso

Para muitos, o Paseo 21 de Mayo em Valparaíso pode parecer somente uma rua qualquer. Porém, por ficar no morro Cerro Artillería, e possuir uma vista espetacular para pontos super interessantes da cidade, ele acabou se tornando um dos pontos turísticos mais fantásticos de lá.

Vista do Paseo 21 de Mayo em Valparaíso

Ou seja, podemos dizer que o Paseo 21 de Mayo é, na verdade: uma varanda natural; um mirante; e, uma praça pública. E, dele, além da vista privilegiada de vários pontos históricos e turísticos da cidade, você também pode aproveitar de uma área verde muito tranquila, com algumas barraquinhas, e, uma grande feirinha artesanal.

9. Comer nos melhores restaurantes de Valparaíso

Os melhores restaurantes de Valparaíso são, predominantemente, de frutos do mar. Mas, se você não gosta, nem precisa se preocupar, já que eles são locais super diversos quando se trata de gastronomia, resultando em pratos criativos e deliciosos. Além disso, a maioria desses locais é muito elegante, e, oferece uma vista incrível da cidade.

Vista de restaurante em Valparaíso

10. Tirar fotos nos grafites de Valparaíso

A cidade de Valparaíso é um enorme mural artístico a céu aberto. Por lá, em esquina, você vai encontrar muitos grafites espalhados por todo canto. Eles são pinturas super bonitas, coloridas e representativas. Por esse motivo, nossa dica é que você viaje com bastante memória na sua câmera fotográfica ou celular, para registrar todos esses painéis encantadores.

Grafite em Valparaíso

11. Entrar nos museus de Valparaíso

Os museus em Valparaíso também são uma excelente alternativa para quem está buscando por passeios na cidade. Neles, é possível conhecer um pouco mais da história e da cultura de toda a região, do Chile, e, até da América Latina. Ou seja, são locais enriquecedores e que valem a visita. Veja, abaixo, os principais museus de lá:

Museu em Valparaíso

  • Museu Naval e Marítimo

O Museu Naval e Marítimo em Valparaíso está em funcionamento desde o ano de 1915. Ele é o melhor local para quem busca saber mais sobre a história naval chilena. Porém, antes disso, o terreno era usado como a sede da Escola Oficial de Forças Armadas do Chile. Ou seja, é uma construção extremamente interessante e faz parte da cultura da cidade.

Museu Naval e Marítimo em Valparaíso

Para entrar no museu, o ingresso custa, aproximadamente, 1 mil pesos chilenos (6 reais) por pessoa. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. Lá, você vai ver uma série de artefatos, ilustrações, relíquias, documentos e depoimentos, datados do século XIX. Esses objetos ajudam a contar tudo sobre a história naval e marítima do Chile.

  • Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes está situado no belíssimo Palácio Barburizza. Ele é um local super importante em Valparaíso, sobretudo por abrigar um extenso acervo de pinturas da cidade, reunindo obras desde o ano de 1895.

Museu de Belas Artes em Valparaíso

A entrada no museu custa 2 mil pesos chilenos (12 reais), e, os horários de funcionamento variam de acordo com o dia e a época do ano. Nele, é possível encontrar vários quadros históricos e lindos, sendo que a maioria da exposição é composta por artistas chilenos, o que é ótimo para você imergir mais na produção artística da cidade.

  • Museu de História Natural

A ida ao Museu de História Natural, é, definitivamente, um dos melhores passeios em Valparaíso. Localizado no belo Palácio Lyon, o espaço conta com um acervo enorme, repleto de peças e fósseis arqueológicos, que, contam a história do Chile e da cidade.

Museu de História Natural em Valparaíso

O museu funciona de terça a sábado, das 10h às 18h; já aos domingos e feriados, ele fecha às 14h. E, a entrada é gratuita, independente do dia que você escolher. No museu, além de estarem expostos os materiais que mostram o modo de vida do homem pré-histórico, há salas que estudam o ecossistema e o clima do Chile. É uma visita bem legal.

  • Museu Casa La Sebastiana 

O Museu Casa La Sebastiana em Valparaíso é uma das 3 residências que pertenceram ao famoso poeta chileno Pablo Neruda. Ela foi comprada para que o artista pudesse fugir de toda a agitação de Santiago do Chile, onde ficava a sua outra casa, que, atualmente, também é um museu – a La Chascona.

Museu Casa La Sebastiana em Valparaíso

O ingresso para entrar no Museu Casa La Sebastiana custa cerca de 7 mil pesos chilenos (40 reais) e os horários de visita vão de terça a domingo. Mas, os horários variam de acordo com a época do ano, então, sugerimos que você cheque no site oficial deles antes de ir.

12. Desfrutar das praias em Valparaíso

Apesar das praias em Valparaíso não serem muito famosas, especialmente em comparação com a sua vizinha, Viña del Mar, a cidade tem alguns lugares interessantes para aproveitar o sol. Então, se você quer desfrutar de momentos deliciosos à beira-mar, tire um tempinho para ir até elas e aproveite bastante. Conheça algumas:

  • Praia Las Docas

Envolta por muito verde, a Playa Las Docas está localizada um pouco mais de 20 km ao sul de Valparaíso. Essa é a praia perfeita para quem procura sossego e um lugar mais natural, pois está quase escondida pelos morros e pela reserva biológica em que ela se encontra.

Praia Las Docas em Valparaíso

  • Praia Las Torpederas

A Las Torpederas é uma das praias mais conhecidas e frequentadas de Valparaíso. Sua água é cristalina, o mar é tranquilo e, embora a faixa de areia não seja muito grande, ela é um sucesso no verão. Um dos motivos dessa fama é o fácil acesso, visto que ela fica na Avenida Altamirano, ao longo da costa da cidade.

Praia Las Torpederas em Valparaíso

  • Praia San Mateo 

Tão pequena quanto a Las Torpederas é a Playa San Mateo. Mesmo assim, ela tem uma boa estrutura para os banhistas, contando com duchas, salva-vidas, cabines e quiosques. A praia San Mateo também é uma das mais recomendadas para levar crianças, já que tem uma piscina segura com a água do mar. E, tem uma boa localização, estando ao lado do Porto.

Praia San Mateo em Valparaíso

6. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Valparaíso

Valparaíso é uma cidade mágica, e, existem tours incríveis para se fazer por lá, levando você aos melhores locais. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos essa empresa de Ingressos para Valparaíso (e para todo o Chile). Ela é ótima e vende os ingressos para os melhores passeios, a preços muito bons.

Passeio de Buggy em Valparaíso

Essa agência especializada é brasileira e é sensacional. Ela dá todo o suporte necessário e vende todos os passeios do Chile por um preço excelente. Logo ao abrir o site, você preenche o formulário e um profissional de lá entra em contato com você, para tirar todas as suas dúvidas e montar os seus passeios. Nós tivemos uma experiência excelente com essa agência.

7. Dicas para saber o que fazer à noite em Valparaíso

Ir para Valparaíso e não sair à noite é quase que um pecado. A cidade é conhecida por ser muito agitada e ter uma vida noturna cheia de opções divertidas, para todos os gostos. Então, independente se você gosta de um programa mais badalado, ou, algo mais tranquilo, dá para curtir. Confira as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite:

Bar em Valparaíso

8. Dicas sobre compras e descontos em Valparaíso

  • Compras em Valparaíso:

Valparaíso é uma cidade muito turística, porém, pequena. Por isso, são poucas as opções para fazer compras por lá. Ainda assim, na região, existem lugares interessantes para ir, sobretudo quando se trata de achar bons objetos de arte e souvenirs. Se você quer fazer compras, veja a seguir as melhores opções:

1. Shoppings em Valparaíso

  • Shopping Mall Plaza del Sol Quilpue

O Mall Plaza del Sol Quilpue é um shopping pequeno, mas, bem popular entre os moradores da região. Ele tem as principais lojas nacionais e vende produtos variados. Seu funcionamento é diário, das 10h às 22h, e, a melhor maneira de chegar lá é usando o metrô de Valparaíso, descendo na estação Quilpue.

Shopping Mall Plaza del Sol Quilpue em Valparaíso

  • Shopping Portal Valparaíso

Um dos maiores e mais frequentados shoppings do litoral chileno é o Portal Valparaíso. Aberto todos os dias, das 11h às 21h, ele dispõe de várias instalações, como: cinemas, lojas, cabeleireiros e algumas áreas de alimentação, os quais proporcionam aos seus visitantes agradáveis e memoráveis momentos de descontração.

Shopping Portal Valparaíso

  • Shopping Mall Paseo Ross

O shopping Mall Paseo Ross é um dos menores, porém, mais completos shoppings em Valparaíso. Ele oferece aos seus visitantes um enorme complexo comercial em um ambiente bastante compacto, organizado e que conta com uma excelente segurança privada.

Shopping Mall Paseo Ross em Valparaíso

Nele, você vai encontrar lojas de roupas e sapatos, farmácias, cinemas, cafeterias, praça de alimentação e até supermercados – o que é bem útil para quem desejar fazer algumas comprinhas sem precisar de muita locomoção.

2. Outlets em Valparaíso

  • Arauco Premium Outlet Curauma

O Arauco Premium Outlet Curauma é a nossa 1ª indicação dos outlets em Valparaíso. Situado a 18 km do centro da cidade, ele é o local onde você vai encontrar mais de 25 lojas nacionais e internacionais, com marcas conhecidas como: a Adidas, a Aeropostale, a GAP, a Nike, a Polo Ralph Lauren, a Tommy Hilfiger e a Lacoste.

Outlet Arauco Premium Outlet Curauma em Valparaíso

  • Outlet Park Reñaca Alto

O Outlet Park Reñaca Alto é outra boa opção de outlet em Valparaíso. Ele conta com uma variedade de lojas, como a Patagonia, a Levis e a Cannon. E, além das várias lojas de roupas, você vai encontrar uma excelente praça de alimentação e alguns espaços que são perfeitos paras as crianças.

Outlet Park Reñaca Alto em Valparaíso

  • O que posso trazer de Valparaíso para o Brasil? Há limite para a quantidade?

Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem a Valparaíso é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos.

Mala para o verão

Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na alfândega. Leia aqui a matéria sobre o limite e quantidade de produtos.

9. Dicas para saber o que levar na mala para Valparaíso

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai para Valparaíso, já que o clima pode influenciar bastante no que você vai levar. E, consequentemente, poderá alterar o seu peso limite.

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta de Santiago é de até 23 kg. Para as classes executivas e a 1ª classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é estendido até 32 kg.

Malas na esteira

E, a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, que, nessa mala de mão, você leve as roupas grandes, como os casacos, que, ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

10. Dicas sobre como levar dinheiro para Valparaíso

  • Dicas para comprar pesos chilenos e usá-los na viagem:

Você pode ir em uma casa de câmbio comprar os pesos chilenos em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas, recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é – disparada -, a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.

  • Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os pesos chilenos e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.

Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.

OUTRAS VANTAGENS:

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.

E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.

Sla VIP Guarulhos - Conta Global Digital Nomad

Outras alternativas para comprar os pesos chilenos

Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de peso chileno em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.

11. Dicas para estar com Internet durante a viagem a Valparaíso

Outra forma de economizar em Valparaíso é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior, com o chip do Brasil, geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro. Para usar o Wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que também é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.

O que a maioria das pessoas faz, e, que vale muito a pena é comprar um chip pré pago internacional, de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a Internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.

Jovens usando o celular

Se você for alugar um carro então, o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do próprio celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.

Para nós, depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que mais gostamos e achamos legal recomendar para os leitores é esse chip de viagem. Nós só usamos ele nessas últimas viagens que fizemos para o Chile e pela América do Sul. O principal diferencial achamos que foi a cobertura e o sinal. A Internet do nosso celular funcionou com uma ótima velocidade em todas as cidades que visitamos, mesmo as mais distantes.

Chip internacional

12. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Valparaíso

Seguindo com esta lista de todas as dicas de viagem de Valparaíso, falaremos em relação às passagens aéreas. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais pesados de uma viagem ao exterior, na questão financeira. Por isso, é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.

Aeroporto de Valparaíso

No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Valparaíso.

A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para o Chile. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.

Avião voando
  • Dicas da escala para economizar na passagem aérea:

Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado na cidade do seu destino, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.

  • Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:

Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois, fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em Valparaíso, há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: no verão, entre dezembro e fevereiro.

  • Dicas do dia do voo:

Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.

Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.

Turista a espera do voo

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Veja outras matérias legais de Valparaíso:

O que fazer em Valparaíso: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Valparaíso: Principais lugares turísticos para visitar.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.