Veja 20 passeios gratuitos pra fazer em Santiago. Fique por dentro de ótimas dicas de pontos turísticos imperdíveis para conhecer neste destino, com o melhor benefício de todos, que é o de não ter que pagar nada.
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.
1) Cerro Santa Lucía em Santiago
Nossa primeira dica de passeios gratuitos pra fazer em Santiago é visitar o Cerro Santa Lucía, que tem uma vista muito bonita da cidade. O parque em si é um mar de tranquilidade no meio do centro da capital chilena e lá dentro você vai encontrar algumas construções antigas muito bonitas.
Por conta disso, o Cerro Santa Lucía é ótimo para quem quer tirar fotos incríveis. A única coisa é que você precisa ter fôlego para conseguir subir as escadas até o topo do morro. Esse local é bem famoso, pois, além da sua beleza, ele é o ponto onde a cidade de Santiago foi fundada.
2) Cerro San Cristóbal em Santiago
Outro lugar muito legal, grátis e que tem uma bela vista panorâmica de Santiago é o Cerro San Cristóbal, que fica no Parque Metropolitano. As montanhas e paisagens desse local são de tirar o fôlego. Para subir até o topo do cerro você pode optar por ir de teleférico ou de funicular (mas eles são pagos), ou então fazer a trilha a pé ou de bicicleta.
Também aproveite para conhecer o parque, onde existem diversas outras atrações (algumas cobram seus próprios ingressos), como o zoológico da cidade, o jardim botânico, o jardim japonês, o Parque Bicentenário da Infância e piscinas.
3) Palácio de La Moneda em Santiago
O Palácio de La Moneda é um dos mais famosos pontos turísticos em Santiago, por isso ele não pode ficar de fora do seu roteiro, e todas as suas atividades são 100% gratuitas. Nesse belo prédio do início do século 19 é onde se encontra a sede do governo chileno, por isso ele é muito importante para a história do país.
Foi ali, por exemplo, que Pinochet deu o golpe de 1973 e a ditadura no Chile começou. Uma dica é tentar ver a troca de guardas, que é um momento bem marcante. Ela ocorre todas as manhãs às 10 horas. Já o passeio por dentro do Palácio acontece quatro vezes por dia, mas é necessário agendar sua visita no site deles.
4) Centro Cultural la Moneda em Santiago
O Centro Cultural la Moneda é um edifício moderno e que reserva um acervo riquíssimo de artes que conta a história do Chile. Dentro do centro cultural você ainda tem um café, chamado Café Torres, para quem quiser comer ou beber alguma coisa. E, no centro cultural também é possível encontrar uma lojinha, com livros temáticos de exposições passadas, perfeito para levar algo de lembrança da visita.
5) Mercado Central em Santiago
O Mercado Central de Santiago é um ponto turístico gratuito e obrigatório para visitar na capital chilena, afinal, em um passeio por esse belo prédio de 1872 você vai poder conhecer melhor a cultura e a gastronomia locais.
Além disso, lá é possível encontrar diversos restaurantes muito bons e uma grande variedade de alimentos frescos e especiarias, mas a verdadeira especialidade do mercado são os frutos do mar e os peixes. E, se você é daqueles que adora experimentar as comidas típicas de um lugar, então o Mercado Central definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro.
6) Catedral Metropolitana de Santiago
Se gosta de arquitetura e história, você não pode deixar de conhecer essa igreja durante a sua viagem em Santiago. Ali há muito o que fazer e admirar, desde a Plaza de Armas, na entrada, até os detalhes das paredes dessa bela construção religiosa.
A Catedral Metropolitana do Chile foi originalmente construída no século 16, e, desde então, passou por diversas reformas que a deixaram com o estilo neoclássico que se vê hoje. Desde aquela época, a igreja é um marco importante para a cidade, que tem uma grande concentração de católicos. Além da visita gratuita que acontece de segunda a sábado, também é possível assistir a uma missa dentro da catedral.
7) Museu Nacional de Belas Artes em Santiago
Diferentemente de muitos museus que só têm ingressos grátis em um dia da semana, o Museu Nacional de Belas Artes nunca cobra entrada. O MNBA foi inaugurado em setembro de 1880, o que o faz ser o mais antigo museu dessa área na América do Sul.
Ele se mudou para o belo prédio em que está atualmente, o Palácio de Belas Artes, em 1910. Uma curiosidade é que em sua fachada é possível ver um mosaico que faz referência a importantes arquitetos, pintores e escultores da história da arte mundial.
Quando abriu, o museu tinha apenas 140 peças, porém, atualmente, ele já possui mais de 5 mil. Elas são bem diversas, contando com artistas nacionais e internacionais, e vão desde os tempos da colônia até os dias de hoje. O museu fica aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:30.
8) Museu de Arte Contemporânea em Santiago
Criado em 1947 no Parque Quinta Normal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) também é um dos melhores museus de Santiago e possui entrada gratuita todos os dias.
Desde 2005 suas exposições foram divididas em duas sedes: a do Palácio Belas Artes, um prédio neoclássico de 1910 que fica no Parque Florestal, e a do Parque Quinta Normal, em que o edifício de 1920 é conhecido como Parthenon ou Palácio de Versalhes.
O seu acervo permanente conta com cerca de 2800 peças modernas e contemporâneas de diversos artistas chilenos e internacionais. Além disso, ambos os locais também recebem exposições temporárias e outras atividades. O MAC abre de terça a sábado das 11:00 às 19:00 e aos domingos ele fecha uma hora mais cedo.
9) Museu da Memória e dos Direitos Humanos em Santiago
Outro museu legal e gratuito para conhecer em Santiago é o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, que também fica no Parque Quinta Normal e abre de terça a domingo das 10:00 às 18:00 (exceto em janeiro e fevereiro, quando o local fecha às 20:00).
Aberto desde 2010, esse belo museu conta a história da ditadura militar chilena, que aconteceu entre 1973 e 1990. Por meio de vídeos, fotos, painéis, documentos, desenhos e outros objetos, ele busca dar visibilidade às violações dos direitos humanos que ocorreram nessa época, promover o respeito e a tolerância e mostrar a história das vítimas e das famílias que foram afetadas pelo regime.
10) Museu Nacional de História Natural em Santiago
Mais um museu excelente com entrada franca no Parque Quinta Normal é o Museu Nacional de História Natural. Fundado em 1830 por Claudio Gay, esse é um dos mais antigos museus de toda América.
Ele foi feito com o intuito de guardar as principais vegetações e minérios do território chileno, mas com o tempo o local ganhou seções de botânica, zoologia, etnologia, antropologia, paleontologia e mineralogia.
Hoje, o MNHN possui dezenas de exposições permanentes e temporárias, como a Chile Biogeográfico, que conta sobre a origem do universo e o ecossistema do território do país, por exemplo. O museu fica aberto de terça a sábado das 10:00 às 16:30, e aos domingos das 11:00 às 17:00.
11) Parque Florestal em Santiago
Perto do centro e dos bairros de Bellavista e Lastarria está o Parque Florestal. Esse é um lugar onde muitos praticam esportes ou marcam de se encontrar. De domingo, por exemplo, é possível ver todos os tipos de pessoas reunidas para andar de bicicleta, passear com o cachorro, relaxar, ver os amigos ou comer um lanche.
Se for passar um dia no Parque Florestal, não deixe de visitar o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Belas Artes, que citamos acima. Uma outra grande atração do local é a Fuente Alemana, que foi doada pela comunidade alemã como um presente pelos 100 anos da independência do Chile.
12) Parque Quinta Normal em Santiago
O Parque Quinta Normal está localizado alguns quilômetros a oeste do centro turístico de Santiago e é um lugar super agradável para passear no outono e na primavera. O local abriga diversos museus interessantes (citamos alguns deles acima), como o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História Natural, o Museu Infantil e o Museu Ferroviário.
Além disso, nos arredores do parque também estão o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, o Museu da Casa da Moeda e o Museu Artequin. O Quinta Normal conta com uma grande lagoa, onde é possível andar de pedalinho, brinquedos para crianças, lindos jardins e uma piscina municipal.
13) Parque Araucano em Santiago
Considerado um dos parques mais bonitos da cidade, o Araucano tem de tudo. Lá há diversos brinquedos para crianças, quadras esportivas, áreas para piqueniques, um bonito jardim de rosas, esculturas e obras de arte, um skatepark e um ringue de patinação no gelo nos meses do inverno.
Mas, o principal destaque do Araucano é a área que tem um complexo com cafés, restaurantes, um centro de eventos, uma academia, o parque de crianças KidZania e o Selva Viva, um espaço que recria uma floresta tropical.
Outro ponto interessante ali é a incrível ponte sobre a Avenida Manquehue, que liga as duas partes do parque. Além disso, o Araucano, que está no bairro Las Condes, fica em frente a um dos principais shoppings em Santiago, o Parque Arauco.
14) Pueblito Los Dominicos em Santiago
O Pueblito Los Dominicos é um famoso lugar onde comprar souvenirs em Santiago, mas, mesmo que você não queira comprar nada, vale a pena fazer um passeio por essa charmosa feira de artesanatos.
Isso porque, além de 200 lojas que vendem de tudo, como pinturas, esculturas, cerâmicas, comidas típicas, antiguidades e peças de artesanato feitas da pedra lápiz-lazuli, o Pueblito é um espaço bem tranquilo e se parece com um povoado chileno, pois conta com ruas de barro, um riacho, áreas verdes, viveiros, jardins floridos e artistas tocando músicas tradicionais.
O local funciona de terça a domingo das 10:30 às 20:00 entre outubro e abril, e nos demais meses o espaço fecha uma hora antes.
15) Passeios nos arredores de Santiago
Uma dica importantíssima que quando fomos para lá ninguém nos deu, é sobre os passeios para as montanhas perto de Santiago. Sem dúvida nenhuma os passeios mais lindos do Chile são Cajón Del Maipo (foto abaixo), Valle Nevado e Farellones (que são as montanhas com neve e pistas de esqui).
Como todos ficam a algumas horas de Santiago, nós resolvemos ir de carro, mas como são todos nas montanhas, é um trajeto bem perigoso, principalmente quando está com neve na pista. E para Cajón são várias horas e uma viagem bem cansativa.
Na segunda vez que fomos, resolvemos fazer esses passeios com uma agência e foi MUITO melhor. Nos sentimos bem mais seguros, pois eles já têm a experiência no trajeto, os veículos todos equipados e super confortáveis. Não passamos o perrengue da primeira vez e aproveitamos muito mais.
Nós acabamos fazendo uma parceria com eles para que nossos leitores tivessem 10% de desconto. Quem tiver interesse, é só clicar aqui e preencher seus dados para ganhar o desconto, e eles entrarão em contato. É uma empresa muito boa que super recomendamos.
Os vendedores são todos brasileiros que moram lá no Chile há muito tempo. Além desses passeios que são os mais bonitos, tem a excursão para Viña del Mar e Valparaíso, para vinícolas como a Vinícola Concha Y Toro e o City Tour por Santiago. Todos os passeios são ótimos, as vans e ônibus saem de Santiago e achamos o serviço excelente.
16) Shopping Costanera Center em Santiago
Seguindo com este guia de 20 passeios gratuitos pra fazer em Santiago, não deixe também de incluir o Shopping Costanera Center. Este é o maior centro comercial e empresarial da América Latina.
Ele abriga mais de 300 lojas, sendo muitas delas mundialmente famosas, e algumas, inclusive, brasileiras. A praça de alimentação conta com uma bela vista panorâmica da cidade e restaurantes ótimos para almoçar ou jantar. Sua torre também é considerada a mais alta da América Latina.
Além das lojas, dentro do Costanera está um dos pontos turísticos mais recentes e visitados de Santiago, o Sky Costanera. Ele é um mirante e observatório de 360 graus incrível que fica lá no topo do prédio (no andar 61) e oferece a melhor vista da cidade. Mas, esta atração é paga.
17) Museu Histórico Nacional em Santiago
Localizado no coração da cidade, o MHN é um dos três museus nacionais chilenos, junto com o de Belas Artes e o de História Natural. Em suas salas de exposição, ele conta a história do país desde os povos pré-colombianos até o momento da ditadura militar no Chile.
O Museu Histórico Nacional é dividido em 18 salas temáticas que possuem diversos objetos, fotos e documentos. Além disso, no primeiro piso sempre acontecem exposições temporárias sobre temas históricos, e você também pode subir na Torre Benjamín Vicuña Mackenna, que tem uma linda vista para a Praça de Armas. O local abre de terça a domingo, das 10:00 às 17:30.
18) Bairro Lastarria em Santiago
Uma dica muito legal de passeios gratuitos pra fazer em Santiago é um tour ao ar livre pelo bairro Lastarria. Este bairro do centro da capital chilena é extremamente charmoso e sofisticado. Nele, você encontrará diversos cafés, restaurantes e bares. Inclusive, esta área é uma das principais para uma vida noturna animada em Santiago.
Várias blogueiras vão até o bairro Lastarria para fazer fotos Instagramáveis. Ele é realmente muito bonito e merece que você tire algumas horinhas do seu roteiro para contemplá-lo. É um passeio agradável e de graça para a sua programação.
19) Parque Bicentenário em Santiago
Indo para o fim desta matéria com 20 passeios gratuitos pra fazer em Santiago, não deixe também de analisar uma visita ao Parque Bicentenário. Considerado um espaço tranquilo para passar momentos relaxantes em família, ele reserva uma área verde enorme, atmosfera agradável, áreas para fazer piqueniques e food trucks.
Seja para fazer uma caminhada, um lanche da tarde, praticar algum esporte ou apenas para ter um tempo mais sossegado na viagem, é legal incluir o Parque Bicentenário no roteiro.
20) Bairro Itália em Santiago
A última alternativa de coisas de graça pra fazer em Santiago é uma visita ao bairro Itália. Este bairro boêmio da cidade consegue aliar história, cultura e arte em um só lugar. Uma caminhada por ele rende fotos belíssimas de recordação.
Sobre o que encontrar por lá, saiba que as opções são: cafés, restaurantes, bares, museus, galerias de arte, lojas, antiquários e sorveterias. Sabe aquele lugar agradável e bem animado? Pois bem, o bairro Itália é assim.
Tours pagos por Santiago
Além dos passeios gratuitos, existem alguns tours que são imperdíveis e que você precisa comprá-los se quiser visitá-los. Os que achamos que não podem ficar de fora são: Valle Nevado e Farellones Panorâmico, Portillo, Cajón del Maipo, Termas de Colina, City Tour e vinícola Conchay Toro. E, o lugar mais barato para comprar eles é esse site aqui de ingressos para o Chile.
Muito mais dicas do Chile no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Use seu celular à vontade em Santiago do Chile
Poder usar seu celular em Santiago do Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS, pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile.
É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro. E usando a Internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 20 passeios gratuitos pra fazer em Santiago quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Santiago do Chile
Agora que você já viu tudo sobre 20 passeios gratuitos pra fazer em Santiago, uma dica legal para quem vai para o Chile é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.
Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile além de Santiago, como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes.
Uma dica legal também e que faz a diferença na viagem a Santiago do Chile é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Santiago do Chile, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Santiago do Chile.
Dica dos ingressos para passeios e excursões
Outra dica muito importante é que no Chile não se vende tanto os ingressos para os pontos turísticos por separado. Como há muitos lugares lindos para visitar, o mais comum é contratar agências especializadas que vendem os pontos turísticos por combos. Esses combos são bem legais, porque como algumas atrações são longe e de difícil acesso (e até um pouco perigosos os caminhos), você acaba tendo a deslocação e a visita em um só pack.
Nós acabamos comprando todos os ingressos nesse site aqui de ingressos para o Chile, e achamos ótimo. É uma agência especializada brasileira que é sensacional, eles dão todo o suporte necessário e vendem todos os passeios do Chile.
Os passeios mais legais e mais vendidos são: passeio ao Cajón del Maipo, Vale Nevado, Farellones, passeio por Viña del Mar e Valparaíso… além de contar com um city tour muito legal, que passa por todos os pontos turísticos de Santiago (com ingressos incluídos) e tem até passeio para a Vinícola Concha y Toro. São lugares que não podem ficar fora do seu roteiro pelo Chile! Através desse link, você tem 10% de desconto nos seus ingressos, então aproveite e reserve já os seus passeios por esse país fantástico.
Não se esqueça do Seguro Viagem para Santiago do Chile
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não esqueçam de fazer um seguro viagem internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. Veja nossa matéria de seguro viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Veja outras matérias legais de Santiago do Chile:
O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Santiago do Chile: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Santiago do Chile: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.