8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago

Confira as nossas indicações das 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago. De passeios culturais a experiências gastronômicas e aventuras ao ar livre, estas são as nossas recomendações para você explorar o melhor que a capital chilena tem a oferecer. E se quiser já comprar os ingressos para alguns deles, clique aqui.

Continua após a publicidade..

Parque Forestal em Santiago

E depois não deixe de ver a matéria de como viajar MUITO barato a Santiago do Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudar você com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem a Santiago.

Continua após a publicidade..

1. Visite o Cerro San Cristóbal em Santiago

Não poderíamos abrir esta matéria sobre as 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago sem falar do Cerro San Cristóbal, que, certamente, vale a sua visita. Para você ter uma ideia do tamanho do local, ele fica a 850 metros do nível do mar e a cerca de 300 metros acima do restante da cidade. Ou seja, tem uma vista deslumbrante de toda a região.

Mas, não é só isso. No topo do Cerro San Cristóbal, você verá uma estátua enorme que representa a Virgem Maria. E há, também, um zoológico e o Jardim Japonês para se explorar por lá.

Cerro San Cristóbal em Santiago

E não precisa se preocupar com a subida até o topo, já que você pode optar por subir de teleférico ou de funicular, sendo que ambos oferecem vistas espetaculares durante o trajeto. A entrada no Cerro San Cristóbal é gratuita, porém, se escolher o funicular, uma taxa de cerca de CLP 5.000 (ida e volta) será cobrada.

Funicular subindo o Cerro San Cristóbal em Santiago

  • Endereço: dentro do Parque Metropolitano.
  • Funcionamento: às segundas, das 13h às 19h30; e de terça a domingo, das 10h às 19h45.

2. Conheça o Centro Histórico de Santiago

Conhecer o Centro Histórico de Santiago também é uma das 8 coisas imperdíveis para fazer durante a sua estadia na cidade. Por lá, você vai caminhar por lindas ruas de paralelepípedos enquanto observa as construções antigas e mergulha na história da região e de todo o país.

Centro Histórico de Santiago

A Plaza de Armas, por exemplo, é o ponto mais importante e requisitado do Centro Histórico de Santiago. Isso porque ela é uma praça cercada pela majestosa Catedral Metropolitana do Chile e pelo Palácio de La Moneda, que são pontos turísticos super interessantes.

Plaza de Armas no Centro Histórico de Santiago

Mas, além dos pontos turísticos do Centro Histórico de Santiago, também é legal visitar a área das feirinhas de artesanato. Nesses locais, dá para comprar ótimas lembranças para presentear os amigos e a família do Brasil, como peças feitas em madeira, tecidos coloridos e joias confeccionadas à mão. Incrível, não acha?

Feira de artesanatos no Centro Histórico de Santiago

  • Endereço: Centro Historico, 8320138, em Santiago.
  • Funcionamento: 24h.

3. Explore o Mercado Central em Santiago

Uma explosão de cores, sabores e aromas aguarda você no Mercado Central em Santiago. Portanto, estando lá, a nossa dica é que você se delicie com pratos tradicionais chilenos, como o ceviche e o pastel de choclo, enquanto observa os pescadores locais trazerem sua pesca do dia.

Mercado Central em Santiago

E falando nos pescadores, saiba que os frutos do mar são a especialidade do Mercado Central, sendo que você vai poder provar pratos deliciosos dessa culinária. Mas, antes de comprar qualquer coisa, negocie com os vendedores para conseguir o melhor preço, e tome cuidado com os valores abusivos.

  • Endereço: Av. San Pablo, em Santiago.
  • Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 16h; e aos domingos, das 10h às 17h.

4. Vá até o Valle del Maipo perto de Santiago

Nossa 4ª indicação desta matéria das 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago é ir até o Valle del Maipo. Caso você não saiba, essa é a única região produtora de vinho no mundo que está localizada ao redor de uma grande capital. Ademais, ela abriga algumas das vinícolas mais prestigiadas do Chile, como a Concha y Toro, a Santa Rita e a Undurraga.

Valle del Maipo perto de Santiago

No Valle del Maipo, é certo que você vai conseguir desfrutar de degustações de vinhos excelentes, harmonizadas com deliciosos petiscos. Enquanto isso, não deixe de admirar as deslumbrantes paisagens dos vinhedos ao redor.

Vinícola Concha y Toro perto de Santiago

Os preços dos tours no Valle del Maipo variam de acordo com a vinícola e o tipo de experiência escolhida por você. Mas, a nossa dica é procurar neste site de Ingressos para o Chile. Nós acabamos comprando todos os ingressos de vinícolas nele e achamos ótimo, já que é uma agência especializada brasileira e os funcionários dão todo o suporte necessário.

  • Endereço: Província del Maipo, perto de Santiago.
  • Funcionamento: 24h.

5. Jante no restaurante Aquí Esta Coco em Santiago

Chegamos na metade desta matéria sobre as 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago e, por isso, decidimos recomendar um restaurante fantástico, onde você pode ter um jantar especial. Pois bem, o Aquí Está Coco é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, sendo super aclamado por sua culinária baseada nos frutos do mar.

Restaurante Aquí Esta Coco em Santiago

O cardápio do Aquí Está Coco oferece uma ampla variedade de pratos frescos e saborosos, da culinária chilena e internacional, a base de frutos do mar. Portanto, lá, você pode pedir desde ceviches e tiraditos até pratos quentes como a paella e mariscos grelhados. Ou seja, há algo para todos os gostos, até para os mais exigentes.

  • Endereço: Av. Nueva Costanera 3960, 7630267 Vitacura, em Santiago.
  • Funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 15h30; e das 19h às 22h30.

6. Ande pelo bairro Bellavista em Santiago

Conhecido por sua atmosfera boêmia e vibrante, o Bairro Bellavista é o lugar perfeito para explorar a cena artística e cultural de Santiago. Então, caso você esteja com algumas horas livres no seu roteiro, não deixe de andar pelas ruas coloridas repletas de galerias de arte, bares animados, restaurantes acolhedores e lojas de artesanato.

Bairro Bellavista em Santiago

  • Endereço: bairro Bellavista, em Santiago.
  • Funcionamento: 24h.

7. Aproveite o Museu Nacional de Belas Artes em Santiago

Ainda nesta matéria das 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago, conheça o Museu Nacional de Belas Artes. Ele é uma instituição cultural bastante famosa na cidade, tendo sido fundado no ano de 1880 e situado em um edifício neoclássico no Parque Forestal.

Museu Nacional de Belas Artes em Santiago

O museu abriga uma extensa coleção de arte, que abrange desde o período colonial até a arte contemporânea. Entre os destaques do acervo, estão pinturas, esculturas, gravuras e fotografias de renomados artistas, como Roberto Matta, Camilo Mori e Roser Bru. Certamente, será um passeio incrível.

  • EndereçoJosé Miguel de la Barra 650, 8320356, em Santiago.
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h30, e a entrada é gratuita.

8. Visite o Museu La Chascona em Santiago

Visitar o Museu La Chascona não poderia estar de fora desta matéria sobre as 8 coisas imperdíveis para fazer em Santiago. Esse local um tanto quanto peculiar foi a casa do renomado poeta chileno Pablo Neruda.

Museu La Chascona em Santiago

Atualmente, funcionando como um museu, o espaço acabou se tornando uma obra-prima arquitetônica, já que está cheio de objetos pessoais, móveis exóticos e obras de arte que refletem a vida e o amor de Neruda. Os ingressos para a sua entrada lá podem ser adquiridos de forma on-line ou presencialmente, na própria bilheteria do local.

  • Endereço: Fernando Márquez de La Plata 0192, 7520284, em Santiago.
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h, e a entrada custa cerca de CLP 8.000.

Dicas importantes para sua viagem a Santiago

HOSPEDAGEM: escolher bem a localização do seu hotel faz toda a diferença na viagem. Então, se quiser, veja a nossa matéria sobre onde ficar em Santiago. Ela tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e de como conseguir um bom hotel economizando muito.

SEGURO VIAGEM: embora não seja um documento obrigatório para a entrada em Santiago, ele é importantíssimo e nós achamos que ninguém deve viajar sem. Além disso, ele é muito mais barato do que as pessoas pensam. E, para economizar ainda mais, use esse comparador de seguro viagem. Ele compara o preço de todas as seguradoras em poucos minutos e mostra as opções mais baratas.

CHIP: para usar o seu celular no exterior, você vai precisar de um chip pré-pago internacional. Portanto, veja aqui o chip que nós sempre usamos. Ele é um dos mais baratos do mercado, tem um sinal excelente e funciona no mundo todo.

INGRESSOS: alguns dos melhores passeios em Santiago são pagos e, por isso, você precisará de ingressos. Dessa forma, a nossa dica é que você compre antes e pela Internet, pois, além de ser a maneira mais barata, você economiza o tempo que perderia nas filas e já viaja com as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui o site de ingressos que a gente usa. Ele é excelente e tem todos os ingressos para passeios e excursões.

Mas, caso você não encontre o que deseja no 1º site, também vale a pena olhar neste site aqui, que vende ingressos e passeios de todo o mundo. Nele, as informações estão em português e os valores já são disponibilizados em reais. Inclusive, dá para fazer o pagamento em PIX, que é uma excelente opção para não pagar o IOF.

ALUGUEL DE CARRO: como alguns pontos turísticos, museus e outras atrações ficam mais afastadas do centro da cidade, alugar um carro se torna essencial. Então, se quiser, veja a nossa matéria sobre o aluguel de carro em Santiago. Nela, nós damos todas as dicas de onde você pode conseguir um bom carro por um ótimo preço. Dá para economizar muito.

Veja outras matérias imperdíveis de Santiago:

O que fazer em Santiago do Chile: dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Santiago do Chile: principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Santiago do Chile: dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Todas as dicas de viagem de Santiago: matéria repleta de dicas sobre a cidade.