Todas as dicas de viagem de Santiago do Chile

Todas as dicas de viagem de Santiago do Chile

Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Santiago do Chile, a capital e a maior cidade do país. São sugestões muito úteis sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar uma ótima viagem.

Continua após a publicidade..

Catedral Metropolitana de Santiago

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai ajudá-lo muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

Continua após a publicidade..

1. Dicas de quando viajar para Santiago do Chile

Para abrir esta matéria com todas as dicas de viagem de Santiago do Chile, achamos importante falar sobre qual é a melhor época para a sua ida. É fato que a cidade é um dos destinos internacionais mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar as férias. Porém, o fluxo de visitantes vai depender muito do clima e temperatura de lá.

Verão em Santiago do Chile

Portanto, viaje sabendo que o clima em Santiago é bem definido, com os invernos muito frios e as demais estações com temperaturas mais amenas. Abaixo, explicaremos como funciona a movimentação da cidade durante alguns meses, para que você consiga definir a melhor época para a sua viagem.

Quando é alta temporada em Santiago do Chile?

A alta temporada em Santiago do Chile ocorre no inverno, de meados de junho a setembro. No entanto, o período mais frio é entre julho e agosto, quando a temperatura cai bastante, e, pode até nevar. Durante esses meses, as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros na cidade, já que abrangem as férias escolares em diversos países.

Neve em Santiago do Chile

Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto, tente viajar em meses de baixa temporada, onde tudo é mais barato e mais vazio.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • 26/06: São Pedro e São Paulo
  • 16/07: Nossa Senhora do Carmo
  • 15/08: Assunção da Virgem
  • 18/09: Dia Nacional
  • 19/09: Dia do Exército

Decoração para o Dia Nacional em Santiago do Chile

Quando é a baixa temporada em Santiago do Chile?

Os meses de baixa temporada em Santiago do Chile acontecem de março e maio, e, do fim de setembro a novembro, durante o outono e a primavera. Nesses períodos, a cidade apresenta temperaturas bem agradáveis, e, é excelente para quem está procurando por um pouco de sossego e preços melhores na viagem.

Primavera em Santiago do Chile

Apesar de Santiago do Chile ser uma cidade que recebe turistas durante o ano inteiro, nessas épocas a cidade fica mais calma. Dessa forma, é mais fácil para você visitar todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e sem enfrentar filas demoradas.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • 01/01: Ano Novo
  • 07/04: Paixão de Cristo
  • 09/04: Páscoa
  • 01/05: Dia do Trabalhador
  • 21/05: Dia da glória naval
  • 18/09: Dia Nacional
  • 19/09: Dia do Exército
  • 09/10: Encontro de dois mundos
  • 27/10: Dia da Reforma Protestante
  • 01/11: Dia de Todos os Santos

Passeata do Dia do Exército em Santiago do Chile

Para ajudá-lo melhor no planejamento da viagem, separamos também outras matérias relacionadas a esse assunto:

2. Dicas para a hospedagem em Santiago do Chile

Outra dica para uma viagem a Santiago do Chile é saber como escolher a sua hospedagem. E, para isso, há 2 itens essenciais a a serem pensados: o local e o tipo de estadia.

  • Como escolher onde ficar em Santiago do Chile:

Se você deseja ficar em um lugar seguro, com bastante comércio, vida noturna e uma mescla entre a Santiago tradicional e a moderna, indicamos o bairro Providencia. Ele fica em uma região bem legal, tem várias atrações por perto e é de fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade.

Hotel no bairro Providencia em Santiago do Chile

Além disso, esse bairro abriga uma boa parte dos hotéis da cidade, com opções que vão desde os hostels até as hospedagens 5 estrelas. Mas, normalmente, os preços lá são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente por ser um local muito bom. Se quiser ver quais os hotéis de Providencia, clique aqui. Abrirá um mapa que montamos mostrando todos os hotéis.

Mapa dos hotéis no bairro Providencia em Santiago do Chile

Inclusive, nós já colocamos como filtro para só mostrar os hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Então, você abre o link e é só colocar a data da viagem, para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

  • Escolher o tipo de hospedagem em Santiago do Chile:

A 2ª dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Santiago do Chile: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, no estilo airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque, assim, você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem.

Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Santiago do Chile. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Fachada de hotel em Santiago do Chile

Dica do cancelamento grátis: Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis.

Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito”. Então, você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e, se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Santiago do Chile

O Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para a imigração em Santiago, nem para a entrada em qualquer outra cidade do Chile. Mas, ele é um documento muito recomendado. Então, se você quer se precaver de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer no exterior, decidimos mostrar como você pode fazer o seu seguro pelo menor preço.

Seguro viagem

Nós sempre usamos esse comparador de seguro viagem, que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens, nas principais empresas do Chile. E, você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu.

  • Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e tem escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.

Turista em aeroporto

4. Dicas para se locomover em Santiago do Chile

  • De carro:

Uma dica que vai fazer você economizar muito em Santiago do Chile é com o aluguel de carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá escolhe essa opção para ter liberdade de se locomover, podendo visitar os pontos turísticos da cidade, fazer compras tendo um porta malas, e, para conhecer as cidades vizinhas, desfrutando das ótimas estradas chilenas.

Estrada em Santiago do Chile

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva on-line o quanto antes, pois, outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela Internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com as promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Carros para alugar

Não alugue um GPS em Santiago

Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o carro com o GPS, já que ele custa um alto valor diário. Em vez disso, você pode comprar um bom chip de celular, desbloqueado para as ligações internacionais e com a Internet ilimitada. Dessa forma, com o seu próprio celular, você vai conseguir usar os aplicativos de mapa e de localização.

Use o GPS do celular

Use os incríveis comparadores de preços

Existem 2 comparadores de preços de aluguel de carros em Santiago (e em todo o Chile) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.

Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Santiago que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Carros em Santiago do Chile

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que, é super importante e geralmente já está incluso no preço.

Mas, não caia na pegadinha das empresas que, na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue alugar um carro bom por menos de 33 mil pesos chilenos (190 reais) por dia.

  • De transporte público:

Se a sua ideia é se locomover por Santiago de transporte público, saiba que essa é uma boa alternativa. Eles são meios muito elogiados por todos que o usam, e, são considerados como um dos melhores da América Latina, cobrindo diversos pontos da cidade. Entre as principais opções, estão os ônibus e os metrôs.

Ônibus em Santiago do Chile

Para andar de ônibus público em Santiago, você precisa comprar o cartão “Bip!”, que, também funciona no metrô. Ele custa 1.500 pesos chilenos (8,59 reais) e deve ser carregado com 1.000 pesos chilenos (5,73 reais) na hora da compra, obrigatoriamente. Depois, se você quiser recarregá-lo, basta colocar o valor da passagem, que, é de 640 pesos chilenos (3,67 reais).

Cartão "Bip!" para usar nos transportes públicos de Santiago do Chile

Já o metrô de Santiago é outra ótima alternativa, mas, ele tem certas peculiaridades, então fique atento. Seu horário de funcionamento é das 6h às 23h, de segunda a sábado, e, até 22h30 aos domingos. Para usá-lo, você também precisará do cartão “Bip!”, porém, o valor a ser descontado vai variar de acordo com o horário em que você está circulando.

Metrô em Santiago do Chile

Então, se você resolver andar de metrô das 6h às 6h30, o preço estará em torno de 610 pesos chilenos (3,49 reais). Das 6h30 às 7h, muda para 660 pesos chilenos (3,78 reais). Das 7h às 9h, sobe para 740 pesos chilenos (4,24 reais). E, depois disso, a passagem começa a cair novamente, chegando ao valor inicial às 20h45.

Para saber mais, leia a nossa matéria sobre como andar e se locomover em Santiago do Chile.

  • Passeio em ônibus hop-on-off em Santiago do Chile:

Se você tem poucas horas na cidade de Santiago do Chile e quer conhecer os principais pontos turísticos, vale a pena comprar o passeio de ônibus turístico. Esse meio de transporte está disponível diariamente, das 9h30 às 18h00, e, parte a cada 30 minutos. O tour é guiado e dura, em média, 3 horas no total.

Passeio de ônibus turístico em Santiago do Chile

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e, vice e versa, é de transfer. Ele acaba saindo mais barato do que o táxi e é muito mais seguro, além de que você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um.

E, infelizmente, assim como acontece em toda cidade turística, nós sempre ouvimos relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas. Eles costumam cobrar um valor muito a mais do que o normal, ou, fazem percursos bem maiores – o que é super desagradável, claro.

Serviço de transfer

Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos. Nele, você consegue realizar o pagamento já em reais, sem precisar pagar pelas taxas internacionais, ou, o IOF, que você pagaria lá no Chile ou em outro site. Além disso, esse site também vende vários passeios e ingressos de atrações em Santiago, pelo menor preço. Assim, você tem a facilidade de já pode comprar tudo em um único lugar.

5. Dicas para conhecer bem Santiago do Chile

A melhor forma de conhecer Santiago do Chile, independente se você tem 3 ou 7 dias na cidade, é separar um 1 dia por bairro/zona, e, decidir quais os pontos turísticos você mais quer visitar. A cidade é grande, mas, organizando bem a sua lista de prioridades, você não precisa perder muito tempo em locomoção de um lado para o outro.

Vista ampla do Palácio de La Moneda em Santiago do Chile

Outra dica, é pensar quantos dias você quer ficar na cidade. Para isso, sugerimos que você confira as matérias sobre os roteiros diários que temos disponíveis neste Blog do Chile. Assim, você poderá construir o seu plano da viagem perfeita. Veja alguns:

O que fazer em Santiago do Chile:

1. Suba o Cerro San Cristóbal em Santiago do Chile

Cerro San Cristóbal está situado dentro do Parque Metropolitano, e, é um morro com uma linda vista panorâmica de Santiago. Lá de cima, todas as montanhas e a linda paisagem do local são de tirar o fôlego. Ou seja, é um passeio quase que imperdível de se fazer estando na cidade.

Cerro San Cristóbal em Santiago do Chile

Para subir o Cerro San Cristóbal, você pode optar por ir de teleférico, de funicular ou até mesmo andando. Estando lá, também vale a pena aproveitar para conhecer todo o parque do entorno, onde existem diversas outras atrações, como o zoológico da cidade e o jardim botânico, por exemplo.

2. Visite a Catedral Metropolitana de Santiago do Chile

Visitar a Catedral Metropolitana do Chile em Santiago é o passeio ideal para os turistas que gostam de arquitetura e de história. Localizada na Plaza das Armas, essa igreja foi construída no século 16 e, desde então, já passou por diversas reformas que a deixaram com o estilo neoclássico que se vê hoje.

Missa na Catedral Metropolitana de Santiago do Chile

Na catedral, além de poder observar toda a sua parte externa, você também pode entrar para conhecer de perto o interior. O local fica aberto para visitas das 9h às 19h, de segunda a sábado. E, das 9h às 12h aos domingos. Porém, é importante ressaltar que ainda acontecem celebrações religiosas lá dentro, então, é preciso respeitar o lugar.

3. Conheça o Palácio de La Moneda em Santiago do Chile

Palácio de La Moneda é uma das mais tradicionais opções do que fazer em Santiago do Chile. Esse prédio belíssimo, do inicio do século 19, é onde fica a sede do governo chileno. Foi ali, por exemplo, que Pinochet deu o golpe de 1973 e a ditadura no Chile começou.

Troca de guardas no Palácio La Moneda em Santiago do Chile

Uma sugestão que sempre damos é que você tente ver a troca de guardas, que, é um momento bem marcante. Ela ocorre todas as manhãs, às 10h. O passeio por dentro do palácio também é muito legal. Ele é gratuito e acontece 4 vezes por dia, mas é necessário agendar a sua visita no site deles.

4. Vá até o Cerro Santa Lucía em Santiago do Chile

Outro local muito bacana para curtir uma linda vista de Santiago do Chile é o Cerro Santa Lucía. Mas, o passeio até ele não é tarefa fácil para todas as pessoas, já que é preciso ter fôlego para conseguir subir todas as escadas até o topo do morro.

Cerro Santa Lucía em Santiago do Chile

O parque fica no Centro e é repleto de simbolismos, visto que representa o ponto onde a cidade de Santiago foi fundada. Lá dentro, é possível encontrar algumas construções antigas muito bonitas, e, o local é ótimo para quem gosta de tirar fotos bonitas.

4. Aproveite o Mercado Central em Santiago do Chile

O Mercado Central não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Santiago do Chile. Nele, você vai encontrar diversos restaurantes deliciosos, sem falar na grande variedade de alimentos frescos e de especiarias muito boas.

Mercado Central em Santiago do Chile

E, se você quer experimentar variados pratos de frutos do mar, o Mercado Central é o lugar certo para você, já que essa é a especialidade de lá. Porém, nossa recomendação é que você sempre pergunte os valores antes de comprar qualquer coisa, e, tome cuidado com os preços, que, às vezes, podem ser abusivos.

5. Desfrute da Cordilheira dos Andes perto de Santiago do Chile

A Cordilheira dos Andes é uma das maiores cadeias de montanhas do mundo e ela passa ao lado de Santiago do Chile. Por isso, subindo até ela, você estará em um ambiente único – repleto de enormes colinas, mirantes e paisagens surpreendentes.

Neve na Cordilheira dos Andes em Santiago do Chile

O período de mais movimento na Cordilheira dos Andes chilena é o inverno, quando a neve toma conta de todo o local. Nesse período, o espaço se transforma em um local belíssimo, e, de muitas atrações super divertidas, já que abriga atrativos para todos os gostos, como algumas das melhores pistas de esqui de toda a América do Sul e resorts excelentes.

6. Faça uma pequena viagem até Cajón del Maipo perto de Santiago do Chile

Situada a cerca de 40 km de Santiago do Chile, nós indicamos que você conheça a região de Cajón del Maipo. Ela é famosa pelas atividades ligadas ao ecoturismo, e, tem paisagens encantadoras em meio à Cordilheira dos Andes.

Cajón del Maipo em Santiago do Chile

As principais atrações que você vai encontrar nesta localidade são:

– Embalse el Yeso: principal reservatório de água para o abastecimento de Santiago;
– Salto del Yeso: cachoeira deslumbrante e propícia para ótimos piqueniques
– Baños Colina e Morales: piscinas naturais termais com águas entre 20 e 70 graus Celsius onde os visitantes podem se banhar;
– Monumento Natural El Morado: parque entre as Cordilheiras dos Andes com diversas trilhas.

7. Passeie pelas vinícolas em Santiago do Chile

O enoturismo (experiência turística que permite visitar as vinícolas) é uma atividade muito forte em Santiago do Chile, e, por isso, essa também é uma dica do que fazer por lá. Toda a região conta com vinícolas ótimas, onde você pode mergulhar na cultura do vinho, conhecer o processo de produção de renomados rótulos e degustar bebidas excepcionais.

Vinícola em Santiago do Chile

A vinícola Miguel Torres, por exemplo, fica a cerca de 25 minutos do Centro de Santiago, e, é um destino muito atrativo para quem gosta de bons vinhos. Quando você for até ela, nós sugerimos que faça a degustação oferecida, que, busca harmonizar os vinhos com bons queijos e chocolates. Com certeza, será um dia excelente.

Vinícola Miguel Torres perto de Santiago do Chile

Outra vinícola super famosa e que vale muito a visita é a Concha y Toro. Ela está localizada a cerca de 45 minutos de Santiago, e, lá, você consegue passear por todos os lindos jardins da propriedade, passando pelas belas plantações, as adegas do famoso vinho Casillero del Diablo, e, também fazer as degustações de alguns dos vinhos premium produzidos por lá.

Degustação na vinícola Concha y Touro perto de Santiago do Chile

Na região do Valle de Colchagua, você também pode visitar a vinícola Viu Manent. Ela é muito tradicional na região, tendo cerca de 85 anos de existência. E, uma dica importante é que essa vinícola é bastante voltada ao vinho tinto, então, se esse for o seu gosto, certamente você irá adorar o passeio.

Para saber mais sobre esses locais incríveis, leia as nossas matérias sobre as vinícolas em Santiago do Chile e as vinícolas nos arredores de Santiago.

8. Coma nos melhores restaurantes de Santiago do Chile

Santiago também é um ótimo local para quem quer comer bem. Existem muitos restaurantes considerados como os melhores restaurantes da região, onde as comidas são verdadeiras obras de arte. Então, se você estiver disposto a desembolsar alguns pesos chilenos a mais para fazer uma refeição nesses locais, vale a pena.

Restaurante em Santiago do Chile

Mas, se você é aquele turista que prefere dar uma economizada, a cidade também conta com inúmeros locais onde comer barato. Não é vergonha nenhuma ir até eles, e, a comida costuma ser incrível, com diversas opções para todos os gostos.

9. Curta as baladas e a vida noturna em Santiago do Chile

Muitos turistas não sabem, mas, a cidade de Santiago do Chile é super animada quando o assunto são os atrativos para curtir à noite. Lá, você pode dançar bastante nas melhores baladas, enquanto prova boas bebidas, e, curte as músicas chilenas pulsantes.

Balada em Santiago do Chile

10. Relaxe no Parque Bicentenário em Santiago do Chile

Localizado no bairro Vitacura, o Bicentenário é um dos mais famosos parques em Santiago. Ele é considerado o melhor parque para fazer passeios em família, principalmente se você estiver com crianças. E, como o nome sugere, o espaço foi inaugurado em homenagem ao bicentenário da Independência chilena, no ano de 2010.

Parque Bicentenário em Santiago do Chile

Toda a área do Parque Bicentenário encanta por ser muito moderna e acolhedora. São vários locais sossegados para a família sentar, relaxar e curtir o dia. Enquanto isso, os pequenos podem se divertir em alguns dos playgrounds incríveis de lá.

11. Aproveite um dia no Zoológico Nacional em Santiago do Chile

O Zoológico Nacional em Santiago do Chile é um super atrativo turístico e você vai gostar muito de visitá-lo com a sua família. Ele fica no Cerro San Cristóbal, que, citamos acima nesta lista. E, inclusive, muitas pessoas aproveitam para fazer os dois passeios no mesmo dia.

Zoológico Nacional em Santiago do Chile

Enquanto você estiver no funicular, subindo até o topo do Cerro, vai perceber que o veículo faz uma parada no meio do caminho. Ali, nesse ponto, é onde você precisa descer para poder conhecer o zoológico.

12. Faça um piquenique no Parque Florestal em Santiago do Chile

Perto do Centro, e, dos bairros de Bellavista e Lastarria, está o Parque Florestal. Esse é o lugar onde muitas pessoas escolhem para praticar seus esportes, ou, marcam de se encontrar para curtir ao ar livre. Aos domingos, por exemplo, são os dias de mais movimentação por lá, onde você pode andar de bicicleta, relaxar e até fazer um piquenique.

Parque Florestal em Santiago do Chile

13. Desfrute bons momentos no Pueblito Los Dominicos em Santiago do Chile

Pueblito Los Dominicos é uma grande feira artesanal, que, é ideal para quem está a procura de locais onde comprar souvenirs em Santiago. Mas, ela vai muito além do que só ser um espaço de compras. Então, mesmo se a sua intenção for outra, vale a pena fazer um passeio por esse charmoso espaço.

Pueblito Los Dominicos em Santiago do Chile

Isso, porque, além das 200 lojas que vendem de tudo – como pinturas, esculturas, cerâmicas, comidas típicas -, o Pueblito é um espaço bem tranquilo. Lá, você vai estar em um ambiente parecido com um povoado chileno, com ruas de barro, um riacho, áreas verdes, viveiros, jardins floridos e artistas tocando músicas tradicionais.

14. Faça um tour pelo bairro Lastarria em Santiago do Chile

Uma dica muito legal de passeios gratuitos para fazer em Santiago do Chile é um tour ao ar livre pelo bairro Lastarria. Este local, no centro da capital chilena, é extremamente charmoso e sofisticado. Nele, você encontrará diversos cafés, restaurantes e bares. Inclusive, esta área é uma das principais para uma vida noturna animada em Santiago.

Bairro Lastarria em Santiago do Chile

15. Faça um tour pelo bairro Itália em Santiago do Chile

Outra atividade muito legal em Santiago do Chile é fazer um tour pelo bairro Itália. Este local boêmio da cidade consegue aliar história, cultura e arte em um só lugar. Por lá, você vai encontrar ótimos cafés, restaurantes, bares, museus, galerias de arte, lojas, antiquários e sorveterias. Sabe aquele lugar agradável e bem animado? Pois bem, este é o bairro Itália.

Bairro Itália em Santiago do Chile

16. Conheça os museus de Santiago do Chile

Outra dica de passeios e lugares a visitar na cidade são os museus de Santiago do Chile. Eles são super diversos, com uma boa variedade de locais, e, dedicando-se a diferentes temáticas e gêneros: arte, história, antiguidades, desenho, carruagens, entre outros. Veja, abaixo, os principais museus de lá:

Museu de Arte Contemporânea em Santiago do Chile

Criado em 1947, no Parque Quinta Normal, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um dos mais importantes museus do país e está sob comando da Universidade do Chile. Desde 2005, suas exposições foram divididas em 2 sedes: a 1ª é a do Palácio Belas Artes, um prédio neoclássico de 1910 que fica no Parque Florestal.

Museu de Arte Contemporânea em Santiago do Chile

E, a 2ª é justamente no Parque Quinta Norma, em que o edifício de 1920 é conhecido como Parthenon, ou, o Palácio de Versalhes, para onde o MAC retornou depois de mais de 30 anos. O seu acervo permanente conta com cerca de 2800 peças modernas e contemporâneas de diversos artistas chilenos e internacionais. Além disso, ambos os locais também recebem exposições temporárias e outras atividades.

Museu Nacional Belas Artes em Santiago do Chile

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) foi inaugurado em setembro de 1880, o que o faz ser o mais antigo museu da área na América do Sul. Ele se mudou para o belo prédio em que está atualmente, o Palácio de Belas Artes, em 1910. Uma curiosidade é que em sua faixada é possível ver um mosaico que faz referência a importantes arquitetos, pintores e escultores da história da arte mundial.

Museu Nacional Belas Artes em Santiago do Chile

Quando abriu, o museu tinha apenas 140 peças. Porém, hoje em dia, ele já conta com mais de 5 mil. Elas são bem diversas, contanto com artistas nacionais e internacionais, e, indo desde os tempos da colônia até os dias atuais. A entrada no Museu Nacional de Belas Artes é gratuita e ele fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h45.

Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana em Santiago do Chile

Fundado em dezembro de 1981, e, situado a 1 quadra de distância da Plaza de Armas, o Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana é onde você vai encontrar diversos objetos da América do Sul e Central.

Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana em Santiago do Chile

O seu rico acervo está dividido em 7 categorias, sobre as regiões da Mesoamérica, Intermediate, Caribe, Amazônia, Centro dos Andes, Sul dos Andes e Chile. Além das exposições permanentes, o local também conta com algumas temporárias. O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Museu La Chascona em Santiago do Chile

Sendo fã do Pablo Nerudo ou não, conhecer o Museu La Chascona é uma atividade incrível para se fazer em Santiago. O local serviu de casa para esse artista chileno incrível, e, hoje em dia, é um dos melhores pontos turísticos da cidade.

Museu La Chascona em Santiago do Chile

O Museu La Chascona fica no bairro Bellavista, na beira de uma colina. Dentro dele, além dos diversos objetos que percenteram à Neruda, você também vai encontrar obras de artistas chilenos e estrangeiros; telas africanas; e, lindos monumentos.

6. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Santiago do Chile

Santiago é uma cidade mágica, e, existem tours incríveis para se fazer por lá, levando você aos melhores locais. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos essa empresa de Ingressos para Santiago (e para todo o Chile). Ela é ótima e vende os ingressos para os melhores passeios, a preços muito bons.

Estação de esqui Valle Nevado perto de Santiago do Chile

Essa agência especializada é brasileira e é sensacional. Ela dá todo o suporte necessário e vende todos os passeios do Chile por um preço excelente. Logo ao abrir o site, você preenche o formulário e um profissional de lá entra em contato com você, para tirar todas as suas dúvidas e montar os seus passeios. Nós tivemos uma experiência excelente com essa agência.

7. Dicas para saber o que fazer à noite em Santiago do Chile

Ir para Santiago e não sair à noite é quase que um pecado. A cidade é conhecida por ser muito agitada e ter uma vida noturna cheia de opções divertidas, para todos os gostos. Então, independente se você gosta de um programa mais badalado, ou, algo mais tranquilo, dá para curtir. Confira as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite:

Bar em Santiago do Chile

8. Dicas sobre compras e descontos em Santiago do Chile

  • Compras em Santiago:

Outra dica é sobre as compras em Santiago. Existem algumas lojas de lembrancinhas e souvenirs espalhadas pelas ruas mais turísticas da cidade. Mas, elas não são baratas. Então, para você economizar, é melhor procurar os locais mais afastados desses centros, onde o preço será menor para os mesmos produtos. Se você quer fazer muitas compras, veja a seguir as melhores opções:

1. Shoppings em Santiago do Chile

Localizados em diversos pontos da cidade, os shoppings em Santiago do Chile são ótimas alternativas para quem quer fazer compras, mas, não gosta de ficar batendo perna pelas ruas. Neles, em algumas horas, você consegue passar por diversas lojas, que, vendem marcas capazes de atrair todos os estilos.

Shopping em Santiago do Chile

Shopping Costanera Center

Um shopping muito interessante em Santiago é o Costanera Center, que, é o maior da cidade. Nele, cada andar é reservado a um tipo específico de loja. Ou seja, o 1º andar se chama regalos (presentes, em português), onde há diversos estabelecimentos sem padrão específico; o 2º oferece lojas femininas; o 3º é para os homens e as crianças; o 4º para os esportes; o 5º para os itens de casa e banho.

Shopping Costanera Center em Santiago do Chile

Shopping Parque Arauco

Outro shopping bem legal em Santiago é o Parque Arauco. Nele, estão diversas marcas de vestuário e eletrônicos, que, são mundialmente famosas. Além disso, ele dispõe de uma praça externa, onde acontece todo tipo de evento: música, exposições, comida e diversão. E, ainda, conta com com um teatro, um boliche e uma galeria de arte fantástica.

Shopping Parque Arauco em Santiago do Chile

Shopping Mall Sport

O Mall Sport é o shopping mais especializado de Santiago. Contendo somente lojas esportivas, o local é uma atração turística, pois, nele, também existem espaços específicos para quem quer praticar os esportes. Ou seja, além de garantir as compras esportivas, você ainda consegue praticar lá mesmo.

Shopping Mall Sport em Santiago do Chile

2. Outlets em Santiago do Chile

Se você quer fazer compras em Santiago, mas, ainda assim, economizar, vale a pena conhecer os outlets da cidade. Eles são mais afastados do Centro, mas, fazem um sucesso enorme entre os turistas que têm mais tempo para explorar essas áreas de compras. Lá, os mais famosos são o Easton Outlet Mall e o Outlet Buenaventura.

Easton Outlet Mall em Santiago do Chile

Easton Outlet Mall

Contando com lojas internacionais super famosas, como a GAP, a Guess, a Polo Ralph Lauren, a Nike, e a Tommy Hilfiger, por exemplo, o Easton Outlet Mall fica a apenas 20 minutos de carro ao norte do centro turístico de Santiago.

Easton Outlet Mall em Santiago do Chile

Outlet Buenaventura 

Também conhecido como Arauco Premium, o Outlet Buenaventura é o mais famoso de Santiago do Chile. Por ser mais antigo que o Easton Outlet Mall, o local supera qualquer outro no número de lojas, que, incluem marcas como a Adidas, a Aeropostale e a Vans.

Outlet Buenaventura em Santiago do Chile

  • O que posso trazer de Santiago para o Brasil? Há limite para a quantidade?

Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem a Santiago é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos.

Mala para o inverno

Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na aduana. Leia aqui a matéria sobre o limite e quantidade de produtos.

9. Dicas para saber o que levar na mala para Santiago do Chile

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai para Santiago do Chile, já que o clima pode influenciar bastante no que você vai levar. E, consequentemente, poderá alterar o seu peso limite.

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta de Santiago é de até 23 kg. Para as classes executivas e a 1ª classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é estendido até 32 kg.

Mala na esteira

E, a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, que, nessa mala de mão, você leve as roupas grandes, como os casacos, que, ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

10. Dicas sobre como levar dinheiro para Santiago do Chile

  • Dicas para comprar pesos chilenos e usá-los na viagem:

Você pode ir em uma casa de câmbio comprar os pesos chilenos em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas, recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é – disparada -, a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.

  • Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os pesos chilenos e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.

Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.

OUTRAS VANTAGENS:

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.

E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.

Sla VIP Guarulhos - Conta Global Digital Nomad

Outras alternativas para comprar os pesos chilenos

Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de peso chileno em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.

11. Dicas para estar com Internet durante a viagem a Santiago do Chile

Outra forma de economizar em Santiago do Chile é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior, com o chip do Brasil, geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro. Para usar o Wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que também é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.

O que a maioria das pessoas faz, e, que vale muito a pena é comprar um chip pré pago internacional, de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a Internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.

Pessoa usando o celular

Se você for alugar um carro então, o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do próprio celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.

Para nós, depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que mais gostamos e achamos legal recomendar para os leitores é esse chip de viagem. Nós só usamos ele nessas últimas viagens que fizemos para o Chile e pela América do Sul. O principal diferencial achamos que foi a cobertura e o sinal. A Internet do nosso celular funcionou com uma ótima velocidade em todas as cidades que visitamos, mesmo as mais distantes.

Chips de celular

12. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Santiago do Chile

Seguindo com esta lista de todas as dicas de viagem de Santiago do Chile, falaremos em relação às passagens aéreas. Sem dúvida, esse é um dos pontos mais pesados de uma viagem ao exterior, na questão financeira. Por isso, é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.

Avião pousando em Santiago do Chile

No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Santiago.

A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para o Chile. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.

Aviões no aeroporto de Santiago do Chile

  • Dicas da escala para economizar na passagem aérea:

Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado na cidade do seu destino, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.

  • Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:

Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois, fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em Santiago, há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: no inverno, de meados de junho a setembro.

  • Dicas do dia do voo:

Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.

Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.

Turista a espera do voo

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para ajudá-lo a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Veja outras matérias legais de Santiago do Chile:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Santiago do Chile: Principais lugares turísticos para visitar.
Compras em Santiago do Chile: Dicas dos melhores lugares para fazer compras.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.