Valparaíso

12 coisas de graça pra fazer em Valparaíso

Veja 12 coisas de graça pra fazer em Valparaíso. Fique por dentro de ótimas dicas de pontos turísticos imperdíveis para conhecer neste destino, com o melhor benefício de todos, que é o de não ter que pagar nada.

Coisas de graça pra fazer em Valparaíso

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem ao Chile. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem ao Chile.

1) Cerro Concepción em Valparaíso

A primeira dica de coisas de graça pra fazer em Valparaíso é subir a pé até o Cerro Concépcion. Ele é uma das partes mais altas de Valparaíso. Essa região foi onde colonizadores alemães e ingleses se estabeleceram para explorar o Chile na América do Sul. O local foi escolhido pelos imigrantes por ficar no alto da cidade, ter uma vista para o mar, um ar mais puro e estar distante da agitação do centro.

Vista do Cerro Concepción em Valparaíso

Assim, grandes mansões foram construídas no Cerro Concepción, e, hoje, junto à maravilhosa vista para o Oceano Pacífico, muitas dessas casas se tornaram museus e mirante. O caminho até o topo pode ser cansativo, mas é recheado de arte a céu aberto, como todas as ruelas de Valparaíso.

2) Paseo Gervasoni em Valparaíso

O Paseo Gervasoni é uma das pequenas ruas e vielas que devem ser visitadas em Valparaíso por conta de seus grafites esplêndidos e que dão cor à cidade. A arte no local também é feita de materiais recicláveis, com destaque para as bandeirinhas e copos plásticos coloridos pendurados por um barbante entre as casas. O Paseo Gervasoni fica no Cerro Concepción, próximo ao Museo Mirador Lukas.

Paseo Gervasoni em Valparaíso

3) Plaza Simón Bolivar em Valparaíso

A Plaza Simón Bolivar, localizada no bairro El Almendral, foi construída para substituir o Teatro Victoria, que foi destruído em um terremoto em 1906.

Plaza Simón Bolivar em Valparaíso

Além disso, ela é uma homenagem ao líder venezuelano que lutou a favor da descolonização da América Latina. A praça Simón Bolivar se tornou um ponto interessante de visita por sua beleza e pelas atrações para crianças, como brinquedos, por exemplo. Ela é perfeita se você quiser curtir uma manhã ou tarde em Valparaíso sem gastar nada.

4) Plaza Sotomayor em Valparaíso

Localizada apenas a duas quadras do Porto de Valparaíso, está a Plaza Sotomayor. Ela tem esse nome para homenagear o advogado e político chileno que participou de diversos momentos da guerra e disputa do país.

Mas, esta praça não homenageia somente Rafael Sotomayor, pois também é sede para o Monumento a Todos os Heróis de Iquique, que guarda os restos mortais de soldados que atuaram nos combates navais de Iquique e Punta Gruesa, ainda no século XIX. Esta é mais uma opção para a sua lista de 12 coisas de graça pra fazer em Valparaíso.

Plaza Sotomayor em Valparaíso

5) Porto de Valparaíso

Aproveite a ida à praça Sotomayor para visitar o Porto de Valparaíso – que consiste na principal atividade econômica do local – e conhecer os prédios históricos que existem em seu entorno. No Porto, você se deparará com muitos barcos, lanchas, navios e uma vista da Baía totalmente cinematográfica.

Acredite, o passeio por ali é bem legal e uma tradição entre os visitantes, portanto, imperdível para o seu roteiro de 12 coisas de graça em Valparaíso.

Porto de Valparaíso

6) Praia Las Torpederas em Valparaíso

A Las Torpederas é uma das praias mais conhecidas e frequentadas de Valparaíso. Sua água é cristalina, o mar é tranquilo e, embora a faixa de areia não seja muito grande, ela é um sucesso no verão. Um dos motivos dessa fama é o fácil acesso.

Além de linhas e pontos de ônibus próximos, a praia tem estacionamentos e restaurantes ao seu redor. Considerada uma das praias mais antigas de Valparaíso, o local era um reduto de pescadores antes de se tornar um ponto turístico ainda no século 19. Ela é perfeita para quem quiser ter um dia relaxante e sem gastar nada nesta cidade.

Praia Las Torpederas - Valparaíso

7) Praia San Mateo em Valparaíso

Tão pequena quanto a Las Torpederas é a Playa San Mateo. Mesmo assim ela tem uma boa estrutura para os banhistas, contando com duchas, salva-vidas, cabines e quiosques.

A praia San Mateo também é uma das mais recomendadas para levar crianças, já que tem uma piscina segura com a água do mar. Uma curiosidade que poucos sabem é que essa praia, bem ao lado do porto, foi construída pelo governo da cidade nos anos 70.

Praia San Mateo - Valparaíso

8) Praia Las Docas em Valparaíso

Envolta por muito verde, a Playa Las Docas está localizada um pouco mais de 20 km ao sul de Valparaíso. Essa é a praia perfeita para quem procura sossego e um lugar mais natural, pois está quase escondida pelos morros e pela reserva biológica em que ela se encontra.

Na Las Docas é possível observar pássaros, pescar esportivamente e tomar sol enquanto observa o mar azul claro. É importante avisar que o local não é tão bom para o nado, pois as ondas são fortes. A Las Docas sempre está na lista das melhores praias da região de Valparaíso e é uma das 12 coisas pra fazer de graça em Valparaíso.

Praia Las Docas - Valparaíso

9) Praia Caleta Portales em Valparaíso

A Playa Caleta Portales está no extremo norte de Valparaíso, já perto de Viña del Mar, e é a maior em extensão da cidade. Essa praia conta com muitas atrações, a começar pela culinária, principalmente de restaurantes especializados em frutos do mar.

Lá também há brinquedos infláveis e camas elásticas, que são instalados em algumas épocas do ano, e uma longa faixa de areia, ótima para fazer caminhadas. No entanto, o local não é muito bom para nadar.

Playa Caleta Portales - Valparaíso

10) Grafites de Valparaíso

Outra dica deste guia de 12 coisas de graça pra fazer em Valparaíso é tirar MUITAS fotos nos grafites espalhados por toda a cidade. Eles são super bonitos, coloridos e representativos. O legal é que as fotos nestas espécies de painéis ficam bem legais, parecendo quase que um cartão-postal de Valparaíso. Divirta-se!

Grafite em Valparaíso

11) Museu de História Natural de Valparaíso

O Museo de Historia Natural de Valparaíso existe desde 1878 e hoje em dia está localizado no belo Palácio Lyon. O local tem um acervo com milhares de peças e fósseis arqueológicos para mostrar como era o Chile e a cidade de Valparaíso muito antes do século 21.

Museu de História Natural de Valparaíso

No museu, além de estarem expostos materiais que mostram o modo de vida do homem pré-histórico, há salas que estudam o ecossistema e o clima do Chile, além de fenômenos como o El Niño.

O Museu de História Natural funciona de terça à sexta, das 10h às 17h30. Aos sábados o local abre às 11h e fecha às 16h. A entrada dele é gratuita todos os dias.

12) Feiras de antiguidade em Valparaíso

Em Valparaíso existem duas feiras de rua muito interessantes de conhecer: a Feria Persa e a Feria de Antiguedades. A primeira acontece aos sábados na Plaza O’Higgins, já a segunda fica entre as avenidas Argentina e Pedro Montt. Em ambas você vai encontrar uma variedade enorme de produtos e antiguidades, como roupas, bijuterias, moedas e discos antigos e comidas.

Feiras de antiguidade em Valparaíso

Apesar dessa matéria abordar coisas de graça pra fazer em Valparaíso, mesmo se você não quiser adquirir nenhum artigo, vale a pena ir até estas feiras para contemplar as antiguidades e mercadorias artesanais.

Tours pagos por Valparaíso

Além dos passeios gratuitos, existem alguns tours que são imperdíveis e que você precisa comprá-los se quiser visitá-los. E, o lugar mais barato para comprar eles é esse site aqui de ingressos para o Chile.

Muito mais dicas do Chile no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis do Chile, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos do Chile. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Como economizar muito na sua viagem ao Chile

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica muito importante é que no Chile, não se vende tanto os ingressos para os pontos turísticos por separado. Como há muitos lugares lindos para visitar, o mais comum é contratar agências especializadas que vendem os pontos turísticos por combos.

Esses combos são bem legais, porque como algumas atrações são longe e de difícil acesso (e até um pouco perigosos os caminhos), você acaba tendo a deslocação e a visita em um só pack. Nós acabamos comprando todos os ingressos nesse site aqui de Ingressos para o Chile, e achamos ótimo. É uma agência especializada brasileira que é sensacional, eles dão todo o suporte necessário e vendem todos os passeios do Chile.

Passeio para conhecer Cajón del Maipo

Os passeios mais legais e mais vendidos são: passeio ao Cajón del Maipo, Vale Nevado, Farellones, passeio por Viña del Mar e Valparaíso… além de contar com um city tour muito legal, que passa por todos os pontos turísticos de Santiago (com ingressos incluídos) e tem até passeio para a Vinícola Concha y Toro. São lugares que não podem ficar fora do seu roteiro pelo Chile! Através desse link, você tem 10% de desconto nos seus ingressos, então aproveite e reserve já os seus passeios por esse país fantástico.

Use seu celular à vontade em Valparaíso e no Chile

Poder usar seu celular em Valparaíso, no Chile e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades; os aplicativos de cupons de desconto, economizar por não precisar alugar um GPS – pois poderá usar o do celular, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios, ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Chile nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Chile. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro em Santiago do Chile, Valparaíso, Viña do Mar e qualquer outro lugar do Chile e do mundo inteiro, caso vá para outros países na mesma viagem. Usando a Internet do seu celular, você pode pesquisar tudo sobre o que fazer em Valparaíso quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Valparaíso e no Chile

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Valparaíso

Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Valparaíso, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Valparaíso é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é grande até e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Valparaíso, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Valparaíso.

Valparaíso no Chile

Uma dica legal para quem vai para o Chile, é que como alguns pontos turísticos como Cajón del Maipo, as vinícolas, cidades, parques naturais, desertos, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro se torna essencial.

Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Chile que são próximas como Viña del Mar e Valparaíso, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Chile com dicas incríveis e como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e economizando muito.

Cajón Del Maipo no Chile

Não se esqueça do Seguro Viagem obrigatório para o Chile

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueçam que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Chile com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Por conta da pandemia, o Chile tornou o seguro viagem com cobertura Covid obrigatório. O seguro viagem que está dentro desta exigência, é o de assistência médica de no mínimo 30 mil dólares e uma cobertura de Covid de 30 mil dólares. Essa cobertura Covid deixa o seguro muito mais caro, mas infelizmente eles estão bem rígidos com isso.

 

 

E se você estiver se perguntando sobre quais são as seguradoras que possuem essa cobertura Covid, saiba que o comparador que indicamos aqui possui um filtro que mostra todos os seguros viagens que incluem este serviço.

Seguro Viagem Internacional para o Chile

Veja outras matérias legais de Valparaíso:

O que fazer em Santiago do Chile: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
O que fazer em Valparaíso: Dicas do que fazer e conhecer na cidade.
Pontos turísticos em Valparaíso: Principais lugares turísticos para visitar.
Como achar hotéis muito baratos no Chile: Incrível pesquisador e dicas excelentes.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *